
A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Publicação original Artificial Lawyer.
Na semana passada, vários grupos regionais de tecnologia jurídica, incluindo ELTA, ILTN na Índia, ALITA na Ásia-Pacífico e AB2L no Brasil, formaram uma aliança global para inovação chamada AI2L. Aqui estão alguns comentários importantes dos envolvidos na liderança do projeto.
O objetivo do AI2L é reunir várias organizações que promovem e apoiam a inovação jurídica para criar uma plataforma mundial mais unida. Os membros do conselho incluem:
Comentários sobre o lançamento:
Marcelo Moura (Embaixador da AB2L e AI2L no Reino Unido): “O nome AI2L carrega camadas de significado. O A significa Aliança, o I de Internacional e o ‘2’ sinaliza que o L pode significar Lawtech e Legal Innovation. Colocar o A antes do I cria uma ambiguidade intencional para que AI2L também possa significar Inteligência Artificial para Jurídico, o que reflete nossa missão de promover IA e tecnologia no setor jurídico.
“A Associação Brasileira de Legal Tech – AB2L envia delegações ao Reino Unido todos os anos. Em 2025, a visita da delegação levou à primeira conferência internacional de pleno direito da AB2L, a AB2L London Summit, que tive a honra de organizar e sediar no Mishcon de Reya. A Cúpula criou o momento perfeito para os membros fundadores da AI2L se reunirem e anunciarem a nova aliança. Agora é hora de aumentar essa rede e, no próximo ano, sediar o primeiro AI2L Summit dedicado.
Daniel Marques (Presidente da AB2L): “A tecnologia jurídica está a jusante da lei. Na última década, cada jurisdição desenvolveu um mercado de tecnologia jurídica adaptado às suas próprias necessidades. Mas os negócios são globais e agora é hora de colaborar e aprender uns com os outros além das fronteiras. A AB2L tomou a iniciativa de criar a AI2L, mas estamos construindo essa rede juntos e em público. Nossos objetivos são claros: trocar conhecimentos, construir pontes e criar oportunidades reais de negócios. Estamos montando um calendário conjunto de eventos e uma plataforma compartilhada para transmitir notícias, opiniões, projetos e ideias.
Brian Tang (co-presidente da AITA): “A ALITA espera colaborar com outras partes interessadas importantes na comunidade internacional de tecnologia jurídica e inovação jurídica no compartilhamento e aumento de conhecimento, experiência e impacto da perspectiva da Ásia-Pacífico.”
Shreya Vajpei (Diretora de Ecossistema e Fundadora, Indian Legal Tech Network): “Na ILTN, vimos em primeira mão como a inovação liderada pela comunidade pode remodelar os sistemas jurídicos para melhor. Como membro fundador da AI2L, temos orgulho de representar o ecossistema LegalTech em rápido crescimento da Índia – lar de 500+ inovadores que impulsionam mudanças no acesso à justiça, adoção de IA e prestação de serviços jurídicos.
“Esta aliança é mais do que simbólica. É um passo poderoso em direção à troca de conhecimento global, ao diálogo regulatório e ao impacto colaborativo. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos parceiros em todo o mundo para co-criar um futuro jurídico inclusivo, ágil e que priorize a inovação.”
Marisa M. Borsboom (ELTA – APLT): ‘Em um momento de rápida disrupção, o AI2L é um lembrete global de que a verdadeira inovação jurídica vai além da automação ou eficiência. Trata-se de construir tecnologia que capacite seus usuários, fortaleça a justiça e reforce os fundamentos éticos do ecossistema jurídico. Devemos criar um mercado de tecnologia jurídica guiado por padrões claros, integridade e um compromisso compartilhado com o bem comum. Essa aliança existe não apenas para conectar continentes, mas para alinhar o propósito com o progresso, garantindo que a transformação legal sirva às pessoas, aos sistemas e aos próprios princípios que deveria proteger.
Você pode encontrar mais informações sobre o AI2L aqui.
(Foto principal, da esquerda para a direita: Shreya, Daniel, Brian e Marisa.)
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.