Pesquisar
Close this search box.

Você e a Quarta Revolução Industrial

Publicado em
revolucao-industrial-tecnologia-emprego-ab2l

Segundo o Fórum Econômico Mundial, evento realizado anualmente em Davos, na Suíça, e que conta com a participação de chefes de estado, ministros, representantes de empresas, bancos e diversos grupos sociais, a Quarta Revolução Industrial já começou.

Desde o último ano, os participantes do Fórum têm abordado a questão do impacto na relação entre homens e tecnologia, o que invariavelmente afeta também o comportamento, as expectativas e os objetivos voltados a cada atuação profissional.

Mas, como esse cenário nos afeta no presente?

Hoje, temos muitas vezes como premissa para a qualificação de um bom profissional, elementos que sofrerão mudanças importantes a partir de 2020.

Ao contrário do que muitos procuram afirmar, a tecnologia não substituirá a atuação humana, mas irá transformá-la cada vez mais.

Por isso, competências fundamentais para os dias de hoje, tais como negociação e flexibilidade, deixarão de ser apenas desejáveis, para ocuparem um posto de fundamentais, pois com o ritmo acelerado da obtenção de dados por meio da tecnologia, será possível ter cada vez mais insumos, em um curto espaço de tempo, para atender, de maneira personalizada, a necessidade de cada cliente.

O que isso significa?

A partir de 2020, as competências profissionais serão compostas, exatamente, por competências humanas.

Inteligência Emocional, criatividade, pensamento crítico e gestão humanizada de pessoas serão a chave para que um profissional consiga êxito em sua atuação profissional.

Como podemos nos preparar?

Joe Biden, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, destaca que a tecnologia foi a grande responsável pela mudança no perfil dos empregos.

Segundo Biden, a tecnologia avançada divorciou a produtividade do trabalho, o que significa que o mundo está produzindo mais do que nunca, mas com menos profissionais.

Para nos prepararmos, o economista e diplomata Marcos Troyjo, diretor do BRIClab da Universidade de Columbia, afirma que a solução está em aumentar os investimentos em treinamento para preparar verdadeiramente os colaboradores para estes novos desafios.

Uma questão é unânime entre todos os que participam do Fórum Econômico Mundial anualmente: a mudança não vai esperar por nós!

Por isso, líderes empresariais, educadores e Governos vão precisar ser proativos na melhoria das competências e na reciclagem/formação das pessoas no presente, para que todos possam se beneficiar da Quarta Revolução Industrial.

Pense nisso!


 

Fonte: http://www.mercadoeconsumo.com.br/2017/10/13/voce-e-a-quarta-revolucao-industrial/?utm_campaign=mc_news_2010&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.