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Você tem uma ideia inovadora e quer colocar em prática , mas falta recusos? Saiba que muitas pessoas passam por essa situação. Devido a alta taxa de mortalidade das empresas e insucesso, uma das grandes dificuldades de uma startup é obter recursos para colocar seu plano de negócios em ação. Com isso, colocar aquela ideia inovadora se torna um grande desafio. Afinal, é necessário se ter em vista o risco de se investir em uma startup. Em nosso artigo, falaremos um pouco sobre Valuation – uma maneira de calcular a sua startup de forma que estruture a sua ideia e assim você consiga investidores.
É muito comum que para se adquirir recursos/capital no momento de começar uma startup, tenha se o subsídio de um investidor anjo – aquele que compra uma participação acionária na startup e se torne sócio do negócio.
Mas, para atrair esses investidores é preciso saber se a startup, objeto do investimento, irá pertencer as estatísticas do fracasso ou do sucesso. Afinal para que esses investidores disponham de centenas de milhares de reais nessa startup, eles precisam ter um bom negócio em mãos.
De acordo com a Revista Exame, para atrair a atenção do investidor é preciso que o plano de negócios da startup seja atrativo e tenha margem de lucro interessante para o seu setor de atuação e que permita ganhos de escala ou de escopo.
Gerando assim, alto crescimento de receita e dos lucros e que sejam facilmente replicáveis – por conta da utilização de tecnologia inovadora ou porque possui algum tipo de barreira à entrada de competidores em seu segmento de negócio. Além das demais características, como equipe ou time bastante enxuto, competente e com habilidades complementares.
Após realizar o levantamento dos pontos fortes da startup o empreendedor precisará saber o valor de seu negócio para que assim se possa “negociar” a participação acionária na startup do investimento-anjo. Assim surge um dos grandes desafios dos empreendedores.
Afinal, como saber o valor da startup?
Para saber o valor da startup, o primeiro conceito que o empreendedor deve saber é o valuation, que antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado. Ou seja, não se tem exatidão no cálculo, uma vez que essas percepções podem ser diferentes, dependendo de cada caso.
O que é Valuation?
De origem inglesa, o termo Valuation adaptado para a língua portuguesa significa avaliação de empresas. Por envolver as percepções que a empresa possui dos investidores, valuation é o julgamento da posição que a empresa ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações.
Segundo o Sebrae, uma organização pode ser avaliada em diferentes ocasiões e por motivos distindos, seja para fins contábeis, após a realização de uma transação ou aquisição, além de processos judiciais.
Como os responsáveis pela ferramenta valuation analisam vários componentes da empresa e assim estipulam um valor monetário do ativos intangíveis, como a marca, tecnologia da empresa e relacionamento com o cliente, muitos são os benefícios ao utilizar esse instrumento, como:
Por AJadvogados
Fonte: https://ajadvogados.adv.br/valuation-encontrae-o-valor-startup/
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