Termômetro Covid-19 na Justiça do Trabalho

Publicado em
artigo

Contexto

A pesquisa foi realizada com base em dados públicos de processos trabalhistas distribuídos a partir de 01 de janeiro de 2.020, sendo que a maior incidência ocorreu a partir do mês de março. A pesquisa é atualizada diariamente, com base em publicações da Justiça do Trabalho relacionadas ao caso, de modo que há um lapso temporal entre a distribuição do processo e a publicação do primeiro ato (documento considerado para a pesquisa). Uma vez publicado o primeiro ato, a pesquisa tem como referencia a data de distribuição do processo para contagem e período do processo. Para as pesquisas foram utilizados os termos pandemia, corona, coronavirus, covid-19, e suas variáveis. A metodologia considerou a incidência dos termos em cada processo, sendo que o seu objetivo foi demonstrar casos que tem ligação direta ou indireta com a crise para geração de indicadores e informações relacionadas aos reflexos da pandemia na Justiça do Trabalho, para colaborar com a definição de políticas públicas e de estratégias do setor privado e da sociedade civil. Contudo, somente uma análise mais profunda poderá realmente determinar os aspectos individuais e a relevância ou importância do tema em cada processo. O valor da causa não reflete efetivamente o valor de eventual condenação ou acordo, ou mesmo se haverá qualquer condenação, de modo que foi considerado apenas como parâmetro referencial, tendo em vista as fases processuais e a inexistência de decisões até o presente momento. A pesquisa utilizou metodologia científica, técnicas de ciência de dados (data Science) e recursos tecnológicos de última geração, para a classificação e padronização dos dados que constam em milhares de documentos públicos, visando a construção dos indicadores e do aplicativo para acompanhamento em tempo real (considerando-se as publicações como referência). Essa pesquisa e os seus dados só podem ser citados se indicada a fonte, os envolvidos e seus responsáveis.Análise e metodologia

FintedLab: laboratório de pesquisas aplicadas de automação e inteligência artificial, e de temas de interesse social da Finted – Escola de finanças, tecnologia e direito (www.finted.com.br). – Responsável: Prof. Alexandre Zavaglia Coelho (alexandre@finted.com.br), Diretor do FintedLab e da LegalScore.

DataLawyer: Startup do mercado jurídico especializada na organização e análise de dados da área trabalhista (www.datalawyer.com.br) – responsável Caio Santos (caio@datalawyer.com.br)

ConJur: O mais influente site sobre a Justiça e Direito em língua portuguesa. www.conjur.com.br

Veja todos os dados na íntegra no link: https://www.datalawyer.com.br/dados-covid-19-justica-trabalhista

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

Hands in a digital universe background

Metaverso será a próxima onda das ODRs? Uma disrupção sem fronteiras

dominoes-ge819e653e_1920

Decreto 11.129/22 e o programa de integridade nas empresas - o que muda?

Retinal biometrics technology with man’s eye digital remix

Quais são as habilidades do advogado do futuro?

Valentine's Day concept with tic tac toe on beige background

UNIÃO ESTÁVEL NO METAVERSO?

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.