Segurança da informação: nova estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República

Publicado em
DuOuh2wU0AAkSvu

Foi publicada, no último dia 2 de janeiro, a nova estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, órgão que ficará responsável pela política de segurança da informação do Governo Federal, pelo Decreto 9.668, que revogou o Decreto 9.031, de 2017, que estabelecia a estrutura anterior.

As modificações relativas à segurança da informação podem se observadas já no rol de competências do GSI. Antes, a atribuição era genérica, de coordenação das atividades de segurança da informação e das comunicações. Agora, de modo bastante alinhado ao decreto que instituiu a Política Nacional de Segurança da Informação, cabe ao GSI, também, “planejar, coordenar e supervisionar a atividade de segurança da informação no âmbito da administração pública federal, nela incluídos a segurança cibernética, a gestão de incidentes computacionais, a proteção de dados, o credenciamento de segurança e o tratamento de informações sigilosas”.

A comparação entre os dois decretos deixa evidente o aumento da preocupação e da relevância do tema de segurança da informação, segurança e defesa cibernética, como pode-se observar pelo quadro comparativo, apresentado ao final. Também nota-se claramente o aumento das atribuições do Departamento de Segurança da Informação, nos âmbitos estratégico e operacional, mas também nas esferas normativa e de interlocução, tanto com outros órgãos da administração federal, quanto com governos dos Estados, Distrito Federal e Municípios. Importante notar que, pela primeira vez, a Proteção de Dados passa a fazer parte, explicitamente, das competências do Departamento de Segurança da Informação.

Competências da Secretaria de Coordenação de Sistemas relativas à segurança da Informação (comparação entre a estrutura atual e anterior):

Nota: na estrutura organizacional do GSI, o Departamento de Segurança da Informação é vinculado, na estrutura do GSI, à Secretaria de Coordenação de Sistemas.

Competências do Departamento de Segurança da Informação atual, comparadas com as competências anteriores do Departamento de Segurança da Informação e Comunicação

 

 

Por Gustavo Xavier de Camargo

Fonte: https://www.lexmachinae.com/2019/01/04/nova-estrutura-gabinete-seguranca-institucional-gsi/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
14cfba59-94f6-4724-9c7e-6828caadc8a2

Advogado, qual é o seu maior medo? - Abertura do AB2L Lawtech Experience 2022

businessman hand stop dominoes continuous toppled or risk with c

Uma alternativa para a resolução de conflitos

Correcting interface

Marketing jurídico: o que é e como fazer

Entrepreneur using digital tablet

Você está pronto para o mercado 4.0?

African American bank manager and a couple signing a contract in

Legal Ops: O que são e porque investir nesse setor?

Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.