O que é jurimetria? Qual sua aplicação em escritórios de advocacia?

Publicado em
images1

Confira a minha coluna publicada no portal da Universidade Projuris sobre o tema da jurimetria:

Jurimetria é a estatística aplicada ao direito, em uma análise simples e direta. Tem sido utilizada em conjunto com softwares jurídicos num modelo de tentar prever resultados e oferecer (daí a questão estatística) probabilidades e valores envolvidos nestas análises.

Mas, na prática, como funciona?

Primeiro compreendendo que o grande segredo envolvido neste processo é o lançamento/alimentação de dados. Aliás, segredo de qualquer software jurídico.

Ao lançarmos dados de juízes, comarcas, pedidos e decisões destes juízes nas comarcas, por exemplo, começamos um processo de análise de ganho/perda conforme pedido. Vamos imaginar que este juiz se movimentou na carreira. Antes estava na comarca X agora está na Y. Significa que a partir de agora,
todos os seus processos que estavam na comarca Y serão julgados da mesma forma que a comarca X, o que pode ser positivo ou negativo conforme os pedidos formulados.

Assim sendo, os softwares jurídicos podem calcular estatisticamente os valores envolvidos nos pedidos da comarca Y e prever (com boa base de acerto) as decisões a partir de agora na comarca Y.

E você se pergunta: E pra mim, advogado, no que isto pode ser útil?

No mínimo marketing jurídico: Ofertar ao cliente possibilidade de prognósticos e contingências mais próximas do real, baseado em jurimetria.

Mas, como a jurimetria não fica somente neste exemplo, podemos pensar nisto em análise dos pedidos com decisões de primeiro e segundo grau, com comarcas, varas, juizados e juízes, com teses diferentes e possibilidades de novas teses e suas estatísticas aplicadas… Ufa! Pensando em como pode ser útil ter dados compilados e analisados quase como uma previsão do que vem por aí.

Enfim, jurimetria cria visões mais reais e aplicadas a resultados. Em bom português falando na prática aplicação: Sem dados, sem visão do que se quer como resultado e principalmente sem foco em acompanhar as mudanças que hoje acontecem no judiciário com a tecnologia adequada para dar todos estes parâmetros a clientes e seus negócios, a jurimetria não tem nem eficiência, nem eficácia prática.

Agora é com você: Ou investe em tecnologia, gestão, dados e visão estratégica para este resultado ser prático ao seu negócio e ao seu cliente ou aguarda seu concorrente fazê-lo. Como vai ser?

 

Por: Gustavo Rocha

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

Hands in a digital universe background

Metaverso será a próxima onda das ODRs? Uma disrupção sem fronteiras

dominoes-ge819e653e_1920

Decreto 11.129/22 e o programa de integridade nas empresas - o que muda?

Retinal biometrics technology with man’s eye digital remix

Quais são as habilidades do advogado do futuro?

Valentine's Day concept with tic tac toe on beige background

UNIÃO ESTÁVEL NO METAVERSO?

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.