Pesquisar
Close this search box.

Novas profissões do direito: O que vem por aí #AB2Ladies

Publicado em
Sem-Titulo-1

Por Patricia Garro

O mundo está em constante movimento, sedento por mudanças. Nesse momento, vivemos a tão falada Revolução 4.0. Mas o que é essa revolução e como ela afeta os profissionais do Direito?

A Revolução 4.0, ou a Indústria 4.0, carrega consigo as mudanças mais profundas com relação ao uso de novas tecnologias nos processos industriais, afetando assim, a forma como o mundo enxerga os meios de Trabalho.

Avanços como Inteligência Artificial, PNL, Machine Learning, Internet das Coisas e Automação de Processos ganharam força nessa Revolução e alteraram para sempre a forma como exercemos nossas tarefas no dia-a-dia. Mesmo que você não possa ver, as tecnologias mencionadas afetam a forma como produtos e serviços chegam ao seu consumidor final.

Com isso, todo o Mercado é afetado e, para além das skills tradicionalmente requeridas em cada profissão, o conhecimento sobre Análise de Dados, Gestão e Experiência do Cliente tem se tornado requisito necessário para acompanhar as mudanças vividas na forma como exercemos nosso trabalho.

A pergunta que surge então é: Mas como o Direito e os nossos profissionais se encaixam nessa revolução?

O profissional do Direito que vai encarar esse desafio não é o profissional do futuro, é o profissional do agora. A mudança de paradigma na forma como encaramos as profissões tradicionais, nos permite vislumbrar outros caminhos para o profissional egresso de uma faculdade de Direito. Seja como advogado, ou outro profissional de carreira tradicional do Direito, é possível incorporar os benefícios da tecnologia na rotina de trabalho, visando melhorias nos processos internos.

Mas e se, além de incorporar tecnologias como Document Assembly e I.A., o profissional do Direito pudesse ir mais longe, e mudar sua carreira?

Cada dia mais, profissionais com formação em Direito têm buscado a multidisciplinaridade, diversificando seu conhecimento e criando novas searas de atuação. Nossos profissionais hoje podem ser Legal Engineers, Especialistas em Segurança Cibernética, Gestores de Privacidade, Analistas de Dados, ou ainda, podem atuar em carreiras diversas como PO’s, GP’s e afins.

Com isso, o Mercado Jurídico acaba por ampliar as possibilidades de atuação de seus profissionais e melhora a forma de entrega dos serviços prestados. Assim como outras áreas têm evoluído e se tornado multidisciplinares, o Direito e suas ramificações profissionais também estão em constante mudança e evoluindo sem parar.

Então, se você tem interesse em aprimorar seus processos com uso de tecnologia, ou ainda, se deseja ingressar no mercado tecnológico como advogado ou uma nova profissão, não deixe para depois. O momento é agora. Nós já somos os profissionais do futuro!

AB2Ladies é um grupo de discussões, focado em mulheres da área de inovação, direito e tecnologia. Se interessou? Fique de olho na nossa agenda, em breve tem mais!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.