Pesquisar
Close this search box.

Legaltechs: Veja como a tecnologia está mudando a rotina do direito no Brasil

Publicado em
Legaltech-300x169

Startups desenvolvem aplicativos e plataformas digitais para otimizar a gestão e produção de peças processuais, modernizando um setor, muitas vezes, avesso a mudanças.

Muitas pessoas associam o setor jurídico a pilhas de livros, documentos e processos impressos em papel, mas com a ajuda da tecnologia essa realidade vem mudando. Seja pelo Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (Puma), projeto do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que tem por objetivo digitalizar e acabar com os processos em papel de 198 das 279 varas existentes na cidade de São Paulo ou por empresas que estão utilizando a tecnologia para ajudar a modernizar o setor.

Chamadas Legaltechs ou Lawtechs, essas empresas fornecem produtos e serviços que atendem demandas de advogados, escritórios e departamentos jurídicos utilizando inovações tecnológicas. São softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina de trabalho desses profissionais que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais.

Um exemplo é o Previdenciarista – plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário. Com milhares de usuários ativos, a plataforma coloca à disposição dos assinantes mais de 1.800 modelos de petições validadas em casos reais e ferramentas específicas para advogados da área, como o simulador de Fator Previdenciário. Além disso, disponibiliza uma ficha de atendimento e até mesmo modelos de documentos que ajudam o advogado a melhorar o atendimento ao cliente.

De acordo com Renan Oliveira, um dos fundadores do site, o Previdenciarista aumenta a produtividade do advogado, otimiza seu tempo e o mantém sempre atualizado. “O nosso objetivo é utilizar a tecnologia para colocar à disposição do advogado conteúdos que o mantenham atualizado e ferramentas que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras, como a redação de petições. Só no ano passado nosso site teve mais de 4 milhões de visualizações das páginas”, explica.

 

 

 

Por Caio Alves

Fonte: https://ipnews.com.br/legaltechs-veja-como-tecnologia-esta-mudando-rotina-do-direito-no-brasil/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.