Jurimetria e o STF

Publicado em
Richterhammer und Tastatur.
Richterhammer und Tastatur. Rechtssicherheit im Internet. Webauktionen.

Fim de sessão, votos publicados e a rede mundial inundada de opiniões políticas e jurídicas sobre o assunto mais comentado da quinta-feira, 05 de abril de 2018: o julgamento do Habeas Corpus 152.752, impetrado pelo ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.

Dentre os muitos pontos de destaque e da grande quantidade de argumentos utilizados, a fundamentação parcial de um dos votos exarados chama particular atenção – o dito argumento empírico invocado pelo MM. Ministro Luiz Roberto Barroso para denegar a ordem requerida.

De fato, o contexto utilizado revela a adoção de uma prática típica da Gestão Jurídica, que pode ser entendida como a utilização e adaptação de conceitos e técnicas de gestão empresarial no âmbito do exercício da advocacia e da atividade jurisdicional, visando a melhora em indicadores de produtividade.

No caso, Sua Excelência designou para um trabalho de jurimetria – apuração estatística das decisões proferidas por um Tribunal em determinada matéria (especificamente em Recursos Extraordinário e Agravos em Recursos Extraordinários em HCs de matéria penal nos Supremo Tribunal Federal), profissionais renomados que compõem a sua equipe, a partir de números produzidos pelo Departamento de Gestão Estratégica do Supremo Tribunal Federal.

Ainda, dada a relevância da matéria e a aplicabilidade do estudo à tese apreciada, solicitou ao MM. Ministro Rogério Schietti, o mesmo esforço de análise com relação às decisões do Superior Tribunal de Justiça – realizado artesanalmente por suas equipes, segundo sua própria lauda, em um total de 94.651 decisões emanadas pelas Cortes Excepcionais.

A adoção deste prisma na apreciação de uma questão de alta repercussão exemplifica a relevância que o estudo e o emprego de práticas de gestão podem exercer no ambiente dos Tribunais.

No que se refere ao exercício da advocacia, estudo elaborado pela Análise Editorial, para o anuário Diretório Nacional da Advocacia, revela que a agilidade na prestação de informações aos clientes constitui a prática mais valorizada entre 171 líderes dos maiores departamentos jurídicos em âmbito nacional.

Cabe neste ponto o questionamento: como um advogado ou uma banca pode se posicionar, a fim de atribuir números, quantificar a sua atuação e estabelecer um melhor contato com os clientes?

A atividade de jurimetria constitui parte de um exercício de gerenciamento de processos, lato sensu, especialmente acerca do comportamento e influência de organismos externos, na prática da advocacia.

Ora, se o desempenho das funções e o êxito da advocacia dependem dos entendimentos dos tribunais, exarado nas decisões em processos judiciais, importa, portanto, o estudo desse fluxo e a compreensão das mutações que ocorrem nestes entendimentos, a fim de corrigir rumos, adequar peças processuais e fundamentar a reorganização e negociação de novos contratos.

A postura do MM. Ministro, em julgamento de elevado valor político e jurídico, revela a importância da Gestão Jurídica para o trabalho de magistrados e advogados, ressaltando um valor fundamental das organizações empresariais, perfeitamente aplicável aos órgãos públicos e escritórios da advocacia: a informação.

Ainda, tais características confirmam a relevância das práticas de gestão e do ofício exercido por entidades como a Associação Brasileira de Jurimetria, para o exercício da magistratura e da advocacia, revelando ao cenário jurídico nacional o valor que informação possui para juízes, jurisdicionados, advogados, escritórios e clientes.

 

 

Por Cristian Godinho

Fonte: https://www.lexmachinae.com/2018/04/17/jurimetria-stf/

 

 

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

Hands in a digital universe background

Metaverso será a próxima onda das ODRs? Uma disrupção sem fronteiras

dominoes-ge819e653e_1920

Decreto 11.129/22 e o programa de integridade nas empresas - o que muda?

Retinal biometrics technology with man’s eye digital remix

Quais são as habilidades do advogado do futuro?

Valentine's Day concept with tic tac toe on beige background

UNIÃO ESTÁVEL NO METAVERSO?

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.