Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

A Inteligência Artificial e a Jurimetria têm cada vez mais influência no direito. Entenda esses conceitos e seus desdobramentos
Publicado em
News-LEX

A IA não é tão nova quanto pensamos

A Inteligência Artificial (IA) é um aglomerado de tecnologias e sistemas que possibilita a criação de máquinas e sistemas que simulam as capacidades humanas relacionadas à inteligência, para permitir que essas máquinas possam encontrar soluções para diversos problemas lógicos. 

Essa tecnologia envolve processos que permitem não só que a máquina resolva problemas pré-determinados, mas que aprenda com eles a fim de aperfeiçoar o processo cada vez mais. 

Os primeiros estudos sobre IA e aprendizado de máquina foram registrados em 1956, por um professor do Dartmouth College, em New Hampshire, que pretendia criar máquinas inteligentes, que aprendessem sozinhas, mas decaiu nos anos 1980, diante dos desafios da tecnologia existente à época. 

Com a era digital, novas possibilidades surgiram, e devido a elas foi possível reproduzir, nas máquinas, um sistema de aprendizagem semelhante ao que guia crianças, quando aprendem o próprio idioma. Disso surgiu o machine learning (ou aprendizado de máquina), que evoluiu até a forma que vemos hoje. 

E não foram apenas as máquinas que evoluíram 

Junto com a evolução tecnológica, surgiram também o Processo Eletrônico e a virtualização dos processos, que permitiram a aplicação da IA nos trâmites judiciais. Essa evolução tem sido tão rápida que já existem casos de andamento de processos e até mesmo de julgamentos por meio de sistemas autônomos, como nos exemplos do Poder Judiciário de Santa Catarina e do Compass, sistema que auxilia os Juízes norte-americanos a aplicar penas.

Por mais distante que nos pareça uma decisão tomada por um sistema, o princípio que rege essa situação nos é comum. Se você é advogado, já deve ter previsto várias ações antes mesmo de iniciar um processo, e provavelmente utilizou essa previsão para aconselhar o seu cliente de acordo com o provável fim da lide. O machine learning e a jurimetria possibilitam que uma máquina faça isso de forma autônoma, a partir da análise de dados estruturados. 

Estruturação e análise de dados: a Jurimetria 

A estatística aplicada ao Direito, é mais uma área do conhecimento que se beneficia da IA para analisar dados processuais e, a partir dos dados colhidos, orientar decisões. Isso não quer dizer que a Jurimetria é dependente desta tecnologia, uma vez que existem registros do uso daquela desde o século XIX, mas a tecnologia possibilita o uso da Jurimetria em larga escala, porquanto a organização dos dados seria muito mais dispendiosa sem ela. 

O processo é relativamente simples: a Inteligência Artificial organiza os dados, reconhecendo, entre os processos virtuais, as partes essenciais para a análise, e os dispõe de forma estruturada para a aplicação de outras tecnologias, que permitem a execução da Jurimetria. Desse processo podem sair relatórios, dashboards e dados para a análise dos processos. 

Conclusão inevitável 

A IA e a Jurimetria podem, sim, resolver alguns casos, considerados mais fáceis, sem a intromissão humana, mas isso não significa que a importância do profissional do direito seja menor. Os desafios que se impõem, hoje, são na verdade boas notícias: a tecnologia nos livrará de trabalhos repetitivos para que o homem continue fazendo o que faz de melhor, pensar e elaborar processos. 

Como sempre, é imperativo que os advogados continuem evoluindo e desenvolvendo novas habilidades, para que cada vez mais, com o auxílio da tecnologia, se trilhe um caminho para a Justiça de fato.

Esses e outros temas do futuro do direito você vai encontrar no AB2L Lawtech Experience.

Faça sua inscrição agora mesmo e garanta sua vaga no Congresso Jurídico que promete revolucionar o futuro do Direito.

ACESSE: https://bit.ly/observatorioAB2L

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
14cfba59-94f6-4724-9c7e-6828caadc8a2

Advogado, qual é o seu maior medo? - Abertura do AB2L Lawtech Experience 2022

businessman hand stop dominoes continuous toppled or risk with c

Uma alternativa para a resolução de conflitos

Correcting interface

Marketing jurídico: o que é e como fazer

Entrepreneur using digital tablet

Você está pronto para o mercado 4.0?

African American bank manager and a couple signing a contract in

Legal Ops: O que são e porque investir nesse setor?

Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.