Pesquisar
Close this search box.

Consumidores que forem a shopping também vão poder realizar acordos com empresas

Publicado em
foto-prefeitura

O trabalho de conciliação online dentro de centros comerciais é inédito no Brasil. Por meio do terminal, o consumidor é atendido por chamada de videoconferência, que fica gravada, e o acordo realizado é impresso e entregue no ato, em até 15 minutos. O diretor do Procon, Rafael Quaresma, esclarece que a ferramenta tecnológica representa “um canal rápido e ágil para a solução de conflitos”.

Para ser atendido, é preciso comprovar residência em Santos e ter em mãos RG, CPF e os documentos referentes ao assunto da reclamação, como nota fiscal, e-mail ou quaisquer outros documentos comprobatórios da relação de consumo com a empresa. A própria máquina se encarrega de tirar um “print” de toda documentação, bastando ao consumidor posicioná-la em frente à câmera de vídeo.

De acordo com Emanuelly Castro, CEO da empresa desenvolvedora do totem, o Procon realizou mais de 2 milhões de atendimentos em todo país no ano passado. Cerca de 85% das pessoas que vão ao órgão estão decididas a registrar formalmente uma reclamação, o que pode levar a empresa ao topo dos rankings de reclamação. “A D’Acordo Mediações atua para evitar que isso aconteça e também para garantir a satisfação do consumidor. Nós conciliamos, ou melhor, reconciliamos empresas e clientes”, explica a CEO.

Esse processo no qual consumidores e empresas negociam diretamente é chamado de “autocomposição” e, atualmente, tem sido incentivado por órgãos de defesa do consumidor e por tribunais, pois garante a resolução do problema de forma mais ágil. Possibilitar o diálogo entre as partes em conflito, com autonomia e voz, é a melhor maneira de homenagear os consumidores na semana em que se comemora a garantia de seus direitos.

 

Por Lexmachinae

Fonte: http://www.lexmachinae.com/2018/03/19/consumidores-que-forem-shopping-tambem-vao-poder-realizar-acordos-com-empresas/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.