Consumidores que forem a shopping também vão poder realizar acordos com empresas

Publicado em
foto-prefeitura

O trabalho de conciliação online dentro de centros comerciais é inédito no Brasil. Por meio do terminal, o consumidor é atendido por chamada de videoconferência, que fica gravada, e o acordo realizado é impresso e entregue no ato, em até 15 minutos. O diretor do Procon, Rafael Quaresma, esclarece que a ferramenta tecnológica representa “um canal rápido e ágil para a solução de conflitos”.

Para ser atendido, é preciso comprovar residência em Santos e ter em mãos RG, CPF e os documentos referentes ao assunto da reclamação, como nota fiscal, e-mail ou quaisquer outros documentos comprobatórios da relação de consumo com a empresa. A própria máquina se encarrega de tirar um “print” de toda documentação, bastando ao consumidor posicioná-la em frente à câmera de vídeo.

De acordo com Emanuelly Castro, CEO da empresa desenvolvedora do totem, o Procon realizou mais de 2 milhões de atendimentos em todo país no ano passado. Cerca de 85% das pessoas que vão ao órgão estão decididas a registrar formalmente uma reclamação, o que pode levar a empresa ao topo dos rankings de reclamação. “A D’Acordo Mediações atua para evitar que isso aconteça e também para garantir a satisfação do consumidor. Nós conciliamos, ou melhor, reconciliamos empresas e clientes”, explica a CEO.

Esse processo no qual consumidores e empresas negociam diretamente é chamado de “autocomposição” e, atualmente, tem sido incentivado por órgãos de defesa do consumidor e por tribunais, pois garante a resolução do problema de forma mais ágil. Possibilitar o diálogo entre as partes em conflito, com autonomia e voz, é a melhor maneira de homenagear os consumidores na semana em que se comemora a garantia de seus direitos.

 

Por Lexmachinae

Fonte: http://www.lexmachinae.com/2018/03/19/consumidores-que-forem-shopping-tambem-vao-poder-realizar-acordos-com-empresas/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
14cfba59-94f6-4724-9c7e-6828caadc8a2

Advogado, qual é o seu maior medo? - Abertura do AB2L Lawtech Experience 2022

businessman hand stop dominoes continuous toppled or risk with c

Uma alternativa para a resolução de conflitos

Correcting interface

Marketing jurídico: o que é e como fazer

Entrepreneur using digital tablet

Você está pronto para o mercado 4.0?

African American bank manager and a couple signing a contract in

Legal Ops: O que são e porque investir nesse setor?

Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.