A construção da autoridade na advocacia

Publicado em
autoridade-700x405

Toda vez que o assunto em pauta é o empreendedorismo jurídico ou dicas para alavancar a carreira de um advogado, um dos temas com mais destaque e peso é a necessidade da construção da autoridade, afinal, ela implica diretamente na abertura de novas portas, no aumento da credibilidade e na conquista de clientes.

A construção da autoridade se dá com o posicionamento do nome e marca no mercado, baseado num de serviço ou produto de qualidade. Podemos utilizar como exemplo grandes empresas conhecidas por todos como a Apple e a Coca-Cola, que edificaram suas marcas com produtos de extrema qualidade, tornando-se referência naqueles segmentos.

Desta forma, construir autoridade na advocacia significa construir a imagem do advogado como referência de qualidade em algum tema de forma a transmitir confiança e domínio sobre ele.

O simples fato de alguém ser considerado como autoridade, gera no seu público-alvo uma preferência automática, de modo que o cliente sempre lembrará primeiro daquela pessoa quando tiver qualquer demanda relacionada aos assuntos que ela domina.

Sendo assim, para que a autoridade seja construída, o advogado precisa pôr em prática os passos a seguir:

Segmentação

O primeiro passo para a construção da autoridade é a segmentação do seu público-alvo.

Ninguém pode ser excelente atuando em todos os nichos de mercado, por isso é extremamente importante definir o perfil do seu cliente e a sua área de atuação. Quanto mais sub nichos definidos, melhor para maior precisão na segmentação, o que vai acarretar em clientes mais qualificados e com potencial de fidelização bem maior do que os demais.

Especialização

Não é possível ser autoridade sem ser especialista e ter conhecimento técnico da área de atuação definida. É preciso investir em educação, especialização, atualização e bons livros para estar preparado, produzir conteúdo de qualidade e gerar resultados. Autoridade significa competência.

Produção de Marketing de conteúdo

Já não é novidade que sem a utilização de ferramentas de marketing online e off-line fica muito mais difícil alcançar o público e divulgar um trabalho. Além disso, é preciso levar em consideração que o Código de Ética da OAB veda diversas formas de publicidade e marketing que devem ser respeitadas, por isso, a produção de conteúdo informativo é a forma mais eficaz para a divulgação da atuação dos advogados, dentro das formas permitidas pela Ordem.

A produção desse marketing de conteúdo faz com que os potenciais clientes encontrem nas publicações a forma de solução para a situação enfrentada por ele, trazendo a satisfação com a confiabilidade almejada.

Para a produção desse conteúdo é extremamente importante se atentar para a utilização de linguagem simples e de fácil entendimento, já que o público alvo daquele conteúdo é composto por pessoas que não detém conhecimento técnico jurídico. Além disso, deve haver constância nas publicações para que a autoridade seja sempre ratificada no sub consciente do cliente.

Networking

Ser bem relacionado é essencial para difundir a imagem de uma autoridade pois além de ser impactante ser indicado a um cliente por alguém que também é autoridade, o networking abre portas para diversas outras formas de divulgação do trabalho, através de pessoas que já o conhecem a atestam a sua qualidade.

Cuidado com a imagem pessoal / comportamento

A imagem pessoal deve estar sempre ligada com a mensagem que a pessoa quer transmitir para os outros, dessa forma, se o advogado deseja ser visto como autoridade, deve se comportar como tal, falando e vestindo-se adequadamente para as ocasiões, transmitindo a visão, a missão e os valores que movem a sua atividade profissional.

Resultados

A melhor forma de demonstrar a autoridade alcançada é a apresentação de resultados. Eles, por si só, já demonstram a capacidade e qualidade do trabalho prestado e fazem com que a satisfação do cliente seja divulgada para seus amigos, parentes, colegas e conhecidos, de modo a ratificar a excelência e confiabilidade do advogado.

Ser autoridade não significa ter muitos anos de vida ou muito tempo de experiência, mas esse status não é conquistado de uma hora para a outra – demanda uma construção minuciosa e detalhista, que implica em muito trabalho, dedicação e estudo.

 

Por Aviso Urgente

Fonte: https://blog.avisourgente.com.br/autoridade-na-advocacia/?rdst_srcid=1134094&utm_campaign=FaceAdsAutoridadeNaAdvocacia&utm_medium=FaceAdsAutoridadeNaAdvocacia&utm_source=FaceAds

 

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

Hands in a digital universe background

Metaverso será a próxima onda das ODRs? Uma disrupção sem fronteiras

dominoes-ge819e653e_1920

Decreto 11.129/22 e o programa de integridade nas empresas - o que muda?

Retinal biometrics technology with man’s eye digital remix

Quais são as habilidades do advogado do futuro?

Valentine's Day concept with tic tac toe on beige background

UNIÃO ESTÁVEL NO METAVERSO?

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.