Pesquisar
Close this search box.

Blockchain: não sei o que é, mas vai revolucionar

Publicado em
thinkstockphotos-629285904

Muita gente acha que não tem tradução, mas na minha opinião deveria ser traduzido como: protocolo da confiança

Tem algumas palavras que entram rápido no vocabulário do mercado. Bitcoin, Lean, Fintech e Blockchain são bons exemplos desse tipo de vocábulo peculiar. E nenhum problema existiria se esse tipo de vocábulo se espalhasse rápido, mas com senso crítico no seu uso. Não dá para sair falando algo só porque meia dúzia de amigos falaram, porque ouvi na televisão ou li numa coluna no jornal. Tem que ir atrás. Informação não falta.Blockchain, por exemplo, é o novo coringa da segurança. Tudo pode ser resolvido com uma pitada de blockchain. Há algumas receitas mágicas de consultorias incríveis que se valem da máxima: blockchain a gosto.

Vamos aos conceitos antes de continuar? O blockchain, que muita gente acha que não tem tradução, na minha opinião deveria ser traduzido como: protocolo da confiança. Sei que não é tão romântico, mas é bem mais compreensível. Ou seja, blockchain é um protocolo que visa a descentralização como medida de segurança. Bases de registros e dados são distribuídos e compartilhados para poder avançar um nível de complexidade, criando um índice global para toda e qualquer movimentação que ocorrer em um determinado mercado. É um livro público e universal alterado somente com o consenso de todos os “atores” desse determinado mercado.

Essa base de dados consiste em dois tipos de registros: transações e blocos. Um bloco é a parte atual da blockchain onde são registradas algumas transações mais recentes. Uma vez concluído esse processo, elas são guardadas na blockchain como base de dados permanente. Toda vez que um bloco é concluído um novo é gerado. Existe um número incontável de blocos na blockchain que são ligados uns aos outros, como uma corrente, e aqui se desfaz o mistério de porque sempre tem uma foto de corrente quando o assunto é blockchain. Não é só porque lembra segurança, tá bem !?

Blockchain é sinônimo de bitcoin!? Blockchain é uma tecnologia super high tech? Blockchain envolve algum hardware específico? Pois é, a gente lê, escuta e fala várias besteiras como essas. Mas por que isso é preocupante? Sem conhecimento real do que algo significa, como você vai entender as vantagens e desvantagens? Como você pode usar algo que você nem entende direito?

Aos novos amantes de bitcoin que compraram na alta, aconselho ler e entender o que vocês estão comprando. Afinal, se vocês estudarem, vão ver rapidinho que blockchain não é sinônimo de bitcoin, mas que foi definido pela primeira vez no código fonte dele.

E esse projeto original com certeza vai servir, como já serve, de inspiração para o surgimento de muitas novas criptomoedas ou tipos de bancos de dados distribuídos, como de autenticidade de documentos.

Agora que você entendeu melhor como essa sopa de transações, blocos, confiança e descentralização se organiza, que tal se aprofundar mais um pouco antes de usar a palavra coringa blockchain de novo e ter uma listinha de vantagens e desvantagem? Entendendo melhor quais são as grandes oportunidade que existem na sua área?

 

Por Camila Achutt

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/colunas/Novos-tempos/noticia/2018/01/blockchain-nao-sei-o-que-e-mas-vai-revolucionar.html

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.