Benchmarking na advocacia: saiba como fazer e colocar em prática

Publicado em
Benchmark testing concept vector illustration.
Tiny business people look at product performance indicator. Benchmark testing, benchmarking software, product performance indicator concept. Pinkish coral bluevector isolated illustration

Aprender como fazer benchmarking na advocacia é uma ótima forma de se posicionar adequadamente no mercado de acordo com as boas práticas do momento. Essa é uma prática muito comum em diversas áreas do mundo dos negócios e pode ser utilizada também entre os advogados.

Para te ajudar a entender melhor este assunto, vamos conhecer mais sobre como fazer benchmarking na advocacia e qual a melhor forma de realizar.

O que é benchmarking e como ocorre na advocacia?

Benchmarking é o ato de fazer uma comparação de mercado perante seus concorrentes usando eles como ponto de referência. Isso significa analisar estratégias, processos administrativos e serviços para descobrir onde a sua empresa pode melhorar para conquistar ainda mais clientes.

Em um escritório de advocacia isso é de extrema importância, pois cuidar dele vai muito além de saber sobre leis, prazos e questões jurídicas, sendo preciso também saber sobre gestão.

A realização do benchmarking vai te ajudar a entender melhor seu posicionamento de mercado, como e o que seus concorrentes têm feito, investido e quais as diferenças entre você e eles. Isso vai ser de suma importância para descobrir quais são seus pontos fortes e onde é preciso melhorar.

Como fazer benchmarking na advocacia?

Para colocar isso em prática é preciso definir qual o seu objetivo com o benchmarking. Dessa forma, fica mais fácil definir quais são as informações e indicadores utilizados para a comparação.

Após fazer isso, é hora de escolher quem são suas referências, que não podem estar limitadas ao seu segmento. Aqui é hora de expandir os horizontes, pois é muito interessante descobrir como empresas de outras áreas lidam com algumas questões como a gestão financeira, por exemplo.

Com isso já é possível realizar a pesquisa e comparar os dados obtidos, que formarão a base para o seu plano de ação. Ele é o resultado de todo o benchmarking e será seu guia para colocar em prática todas as melhorias e correções necessárias.

Benefícios do benchmarking para um escritório de advocacia

Ser um profissional melhor e gerenciar um escritório é o sonho de todo advogado que deseja crescer e conquistar um espaço no mercado. É neste contexto que o benchmarking é tão importante, pois ele é uma excelente ferramenta para quem não se contenta com o básico e sempre busca formas de melhorar.

Utilizar o benchmarking na advocacia é um ótimo jeito de aprimorar os serviços oferecidos, aumentar o desempenho e encontrar boas maneiras de inovar e ser ainda mais produtivo para você e também para seu cliente.

Para crescer ainda mais e se desenvolver profissionalmente no meio jurídico, criamos o AB2L Play, uma plataforma de conteúdos enriquecedores para quem deseja se tornar referência na área e deseja fazer isso de forma dinâmica e online. Conheça agora mesmo!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
14cfba59-94f6-4724-9c7e-6828caadc8a2

Advogado, qual é o seu maior medo? - Abertura do AB2L Lawtech Experience 2022

businessman hand stop dominoes continuous toppled or risk with c

Uma alternativa para a resolução de conflitos

Correcting interface

Marketing jurídico: o que é e como fazer

Entrepreneur using digital tablet

Você está pronto para o mercado 4.0?

African American bank manager and a couple signing a contract in

Legal Ops: O que são e porque investir nesse setor?

Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.