Automação e o futuro do trabalho: Elementos de um roteiro estratégico para a educação e a formação profissional

Publicado em
library-2414380_960_720
Pixabay

Nenhuma tradição ou modelo de acreditação profissional consegue se isolar dos enormes impactos e das consequências do desenvolvimento tecnológico. À luz deste choque iminente, é óbvio que as instituições que são responsáveis pela formação, preparação e pela acreditação de diversas categorias profissionais em cada sociedade precisam considerar que a incorporação da dimensão digital na visão de mundo que transmitem a seus alunos é um ponto chave. Há uma estratégia global para encapsular uma visão adequada do ambiente digital na educação superior e na formação profissional atual? Que iniciativas poderiam constituir um roteiro possível? Neste artigo, discute-se como esse processo é marcado pela gradativa necessidade de se incorporar competências digitais nas habilidades que são transmitidas e depois cobradas dos alunos em formação das mais distintas áreas do conhecimento e atuação.

Paralelamente, mostra-se fundamental refletir sobre o próprio futuro das profissões nesse contexto. Para tanto, o trabalho examina iniciativas que incorporam habilidades de programação à educação especialmente em áreas não-computacionais, como é o caso da área jurídica. Observa-se um movimento de construção de conhecimentos valorizando a multi e interdisciplinaridade e, de certa forma, pelo viés colaborativo através de intercâmbio entre professores, alunos e pesquisadores de históricos e experiências profissionais diferentes, de modo a enriquecer a troca de perspectivas e solucionar problemas comuns. Como desafios, ressalta-se o fato de que as universidades e associações profissionais precisam discutir conjuntamente e de forma crítica o impacto que uma combinação de tecnologias tem tido, redefinindo a forma como atividades e serviços profissionais vêm sendo oferecidos ao longo de séculos.

Espera-se que a discussão mobilizada possa contribuir sugerindo passos estratégicos para um roteiro de educação e de acreditação profissional que, ao oferecer oportunidades continuadas de aprendizado, seja instrumento de redução de desigualdades, valorize a realização humana, promova o desenvolvimento sustentável.

Ler o artigo completo…

Por Ana Paula Camelo e Cláudio Lucena
Fonte: ITSRio

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

Hands in a digital universe background

Metaverso será a próxima onda das ODRs? Uma disrupção sem fronteiras

dominoes-ge819e653e_1920

Decreto 11.129/22 e o programa de integridade nas empresas - o que muda?

Retinal biometrics technology with man’s eye digital remix

Quais são as habilidades do advogado do futuro?

Valentine's Day concept with tic tac toe on beige background

UNIÃO ESTÁVEL NO METAVERSO?

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.