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As principais características para introduzir a metodologia OKR no seu escritório

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As principais características para introduzir a metodologia OKR no seu escritório

Na semana passada, trouxe um pouco sobre como a metodologia OKR funciona e como ela pode ser útil para o seu escritório de advocacia. E hoje, podemos avançar um pouco mais no assunto, tratando das principais características para aqueles que desejam trabalhar com Objetivos e Resultados Chaves (tradução do nome original, em inglês).

 Primeiramente, a comunicação precisa ser fortemente levada em consideração, afinal, a OKR é uma ferramenta de comunicação interna que deve alinhar as expectativas do seu time com os colaboradores. Caso seja deixada de lado, irá comprometer no futuro a transparência exigida. 

E neste caminho, é fundamental que eles contenham uma linguagem simples, de fácil compreensão por todos, tornando a comunicação mais clara e eficaz. Não adianta escrever OKRs muito longos, pois eles devem ser fáceis de memorizar. Lembre-se que eles devem estar alinhados com a cultura da empresa.

Os seus OKRs devem conter números, já que estamos falando de busca por mensuração para o escritório. Sem eles, é impossível alcançar os objetivos traçados. E quando pensamos na quantidade, o recomendado pelos grandes usuários é que em cada ciclo, um colaborador tenha entre dois e cinco Objetivos (O), sendo que cada um deles deve ter entre dois e cinco resultados chave (KR). 

Dois termos utilizados na metodologia são Bottom-Up e Top-Down. Como os OKRs devem ser acordados entre gestor e colaborador, a expectativa é de que, no mínimo, 60% dos objetivos devem ser definidos bottom-up, ou seja, pelo próprio colaborador que vai trabalhar naquele OKR. Já o restante, deve estar alinhado à estratégia ou aos Objetivos Macro da empresa e vir no modelo tradicional top-down (da maior liderança do seu escritório e ir descendo no organograma estrutural).

Por fim, não esqueça dos ciclos. Grande parte das empresas que adotam a metodologia utilizam ciclos trimestrais de OKR. Mas já vi indicadores que sugerem aos iniciantes ciclos curtos, de 30 a 45 dias, para facilitar o aprendizado e acelerar o ciclo de feedback. Claro, ao longo do tempo você perceberá que surgirão outros OKRs de alto nível, que serão anuais. Estes devem ser poucos e pensados como critérios de sucesso para o ano.

Na metodologia OKR o acompanhamento do progresso e correção dos erros acontece de forma rápida, bem como as atualizações regulares para ganhar visão e insights. Aproveite os ciclos de OKR e evolua o seu modelo a cada novo ciclo.

Desvende mais sobre a metodologia e leve ela para seu escritório. E não esqueça, busque as melhores soluções tecnológicas para adaptar à sua rotina e a de seus colaboradores. Assim, todos terão a unidade para alcançar os objetivos e resultados chaves almejados.

Fonte: Artigo no Linkedin

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