As múltiplas vantagens da tecnologia no apoio aos profissionais do Direito

Publicado em
cc5807f45fe8-equipe

Sistemas inteligentes já estão disponíveis e chegaram à área jurídica para desburocratizar muitas rotinas, trazendo mais produtividade e assertividade aos processos

Patrícia Tavares (*)

Quando o assunto é transformação digital é comum associar o assunto a gigantes equipamentos robóticos apenas acessíveis às grandes empresas globais. Mas é aí que está o engano. Os sistemas inteligentes já estão disponíveis no dia a dia das pessoas e chegaram para desburocratizar muitas rotinas, trazendo mais produtividade e assertividade aos processos.

Na área jurídica não é diferente. Os profissionais já podem contar com o auxílio de softwares e plataformas capazes de ler, interpretar e organizar dados, além de outras funcionalidades. A chegada da automação e da Inteligência Artificial impressiona. A tecnologia vem para trazer facilidade, agilizar tarefas e reduzir a incidência de erros, por exemplo.

Tudo isso para que os profissionais destinem seu tempo ao que realmente faz diferença: estudar estratégias para os casos dos clientes e melhorar qualitativamente a tomada de decisões. O mercado jurídico é um campo cheio de oportunidades para aplicações usando Inteligência Artificial.

Estudo realizado pelo McKinsey Global Institute revelou que a adoção de técnicas de Inteligência Artificial deve acrescer US$ 13 trilhões à economia global até 2030. Com isso, fica claro que essa é uma tecnologia para a qual o mundo se volta neste momento com vistas a reduzir custos e melhorar sua produtividade.

Novas propostas tecnológicas já existem no mercado para o universo jurídico. Temos soluções em Big Data, que processam os dados de forma rápida, o que traz agilidade em pesquisas e consultas. Além disso, os algoritmos podem sugerir decisões, apontar riscos e incoerências. Outro diferencial é o Machine Learning (aprendizado da máquina) que permite que o algoritmo aprenda com as próprias experiências, o que traz melhorias aos processos ao longo do tempo.

Os softwares de Jurimetriautilizam a estatística aplicada do Direito para analisar dados de processos eletrônicos, o que pode auxiliar, e muito, a decidir as abordagens mais aceitas, com base nas melhores probabilidades já registradas em casos concretos, por exemplo, entre outras aplicações que podem ser determinantes para o índice de sucesso.

Eliminação de processos manuais

A extração automatizada de dados de documentos permiteeliminar esse processo manual e pode proporcionar muito mais agilidade. Já existem softwares capazes de extrair informações personalizadas, de acordo com a sua necessidade, de documentos digitais ou em papel. Além da captura, também podem processar, validar e gerenciar o conteúdo dos dados. O que trará mais velocidade, acurácia e confiabilidade aos processos, sejam eles de escritórios ou de departamentos jurídicos de empresas.

Para se ter uma ideia de como a aplicação pode ser ampla, alguns países já estão usando a realidade virtual para reconstruir cenas de crime. As inovações nesse segmento são incalculáveis, pois à medida que os sistemas vão ficando mais inteligentes e automatizados, maiores são os ganhos.

Há ainda um universo a ser explorado na aplicação da tecnologia e da Inteligência Artificial no âmbito jurídico. Algumas das possibilidades envolvem a análise preditiva na advocacia, organização de prazos e tarefas, mecanização da jurisprudência, automatização na criação de contratos e documentos legais, além de orientações sobre a interpretação e aplicação das leis.

Não dá dúvidas, a tecnologia vem para melhorar a qualidade dos serviços prestados, mitigar falhas e trazer as melhores resoluções para os clientes, sempre com o objetivo de proporcionar mais agilidade e assertividade a todos.

(*) CEO da NeuralMind

FONTE: https://lawinnovation.com.br/tecnologia-a-servico-do-direito/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

Hands in a digital universe background

Metaverso será a próxima onda das ODRs? Uma disrupção sem fronteiras

dominoes-ge819e653e_1920

Decreto 11.129/22 e o programa de integridade nas empresas - o que muda?

Retinal biometrics technology with man’s eye digital remix

Quais são as habilidades do advogado do futuro?

Valentine's Day concept with tic tac toe on beige background

UNIÃO ESTÁVEL NO METAVERSO?

smart-attractive-asian-female-business-owner-weared-virtual-reality-glasses-enjoys-casual-metaverse-meeting-with-concentrate-at-cafe-restaurantasian-female-using-oculus-rift-headset-in-cafe

Como se darão as conexões no Metaverso (Em suas mais variadas searas)  

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.