10 startups jurídicas que você precisa conhecer

Publicado em
mg

Selecionamos as startups e plataformas que você precisa conhecer hoje para melhorar a rotina do seu escritório!

Por Luciano Martins

A tecnologia no Direito é uma das grandes tendências do momento. E na última década, foi a vez das startups jurídicas e das legaltechs conquistarem seu espaço. Por isso selecionamos as startups e plataformas que você precisa conhecer hoje para melhorar a rotina do seu escritório!

1. The Legal Hub: conhecimento e tecnologia na revolução da advocacia

Em busca de uma forma de inovar o mercado jurídico e romper com o tradicionalismo ainda resistente no meio, foi criado o The Legal Hub. A ideia é fomentar o desenvolvimento de novas habilidades, cada vez mais necessárias aos advogados.

A necessidade de novas habilidades é cada vez mais indispensável, não apenas em razão do mercado competitivo, que cresce a cada dia, mas principalmente em função das novas tecnologias. Incentivamos o crescimento e o desenvolvimento do profissional que deseja se reinventar, se destacar e se transformar na nova era jurídica” (Fonte: The Legal Hub).

2. SigaLei: atualizações legislativas a um clique de distância

A proposta da SigaLei é orientar e auxiliar organizações com atualizações legislativas e políticas regulatórias, de modo a permitir uma tomada de decisão mais assertiva no cenário jurídico.

3. Sem Processo: negociação online e sem entraves

Há quem diga que o futuro do Direito é a negociação. Antes ou depois do início do processo, esta é uma forma de evitar a mora e os outros desgastes do Judiciário e de garantir que ambas as partes tenham seus anseios e opiniões ouvidas na decisão final. O Sem Processo, então, é uma plataforma que viabiliza e facilita a negociação online e é exclusiva e gratuita para advogados. Através dos módulos contencioso ou pré-contencioso, as partes entram em contato por meio de um chat e realizam as tratativas.

4. MOL – mediação online: novas formas resolução de conflitos

O Brasil é o país com o maior número de processos na Justiça. Isso advém de uma cultura do litígio que ainda marca a advocacia. Contudo, como visto, a resolução contenciosa não é a única medida possível. E por acreditar nos métodos alternativos de resolução de conflitos, a MOL – Mediação Online apresenta uma proposta diferente. Especializada na resolução, gestão e prevenção de conflitos, assume a missão de trazer eficiência ao mercado jurídico e democratizar os métodos alternativos de solução de conflitos.

5. Contraktor: contrate sem sair de casa

Segundo a Contraktor, empresas perdem até 9,2% da receita com gestão ineficiente de contratos. Por essa razão, a plataforma propõe uma forma de diminuir esse processo e facilitar a elaboração de contratos.

Por meio de um editor online, o usuário pode criar, editar ou importar modelos de contratos. E depois que o contrato estiver pronto, nada de correios ou transporte. Através da própria plataforma, você envia o contrato para os envolvidos e define um fluxo de aprovação par determinar a ordem das assinaturas e controlar as novas atividades. Além de possibilitar o rastreamento de aberturas e visualizações do documento, é uma forma de assegurar o contrato contra extravios e outros riscos decorrentes dos documentos físicos.

6. M4LAW: das pastas físicas ao digital

Nas últimas décadas, as pastas lotadas de documentos, tão típicas no cenário jurídico, foram substituídas pelos documentos digitais. Isto não significa, contudo, falta de organização.

A M4LAW é uma versão adaptada à advocacia brasileira do M-Files Internacional, elogiado no Quadrante Mágico do Gartner e reconhecido como uma solução visionária presente e-mais de 100 países e disponível em 33 idiomas. A ideia é facilitar a gestão e produção de documentos jurídicos através da integração com um software jurídico. Assim, a ferramenta puxa os dados do sistema para otimizar a geração de documentos.

7. Docket: os documentos de que você precisa na hora em que você precisa

Por falar em documentos jurídicos, uma das grandes dificuldades na advocacia é justamente conseguir esses documentos. A Docket, dessa forma, surgiu para otimizar o tempo e gerar mais controle na obtenção dessas documentações.

Através da plataforma, você pode buscar documentos de todo o país, o que otimiza o seu tempo. Além disso, a inteligência artificial permite uma pré-análise dos documentos. Assim, você economiza tempo na sua tomada de decisão.

8. Previdenciarista: o fim dos transtornos com cálculos

Cálculos feitos automaticamente? O Previdenciarista faz isso para você. A partir do CNIS, você sabe os benefícios disponíveis ao seu cliente e recebe recomendações de petições referentes a casos semelhantes, para garantir a sua demanda. Para isso, basta baixar o CNIS do seu segurado no site do INSS, enviar à plataforma, revisar e ajustar os dados, verificar as pendências e receber os resultados!

Além disso, a plataforma permite que você extraia relatórios para anexar ao processo e garantir o sucesso da sua causa.

9. Livejur: a Netflix da advocacia

Já pensou em ter uma Netflix só de conteúdos jurídicos? Pois a proposta da LiveJUR é bastante semelhante. Mediante o pagamento de uma mensalidade, você tem acesso a vídeos que contribuirão para o seu conhecimento.

Antenada, simples, multidisciplinar e visionária, a LiveJUR deseja auxiliar no processo de desenvolvimento profissional dos juristas, de forma simples e eficiente.

Agora, portanto, não é preciso pagar viagens ou hospedagens para assistir palestras ou conferências. Ainda que a experiência de ir a um evento não seja a mesma, você pode assistir aos conteúdos direto do conforto da sua casa.

10. SAJ ADV: a inteligência artificial a seu favor

O SAJ ADV, por fim, é um software jurídico desenvolvido com a tecnologia da Softplan que transforma a rotina da advocacia e dá a você mais tempo para investir naquilo que realmente importa. Com a inteligência artificial, consegue otimizar o dia-a-dia dos escritórios e gerar:

  • economia de 4,76 h/semana por colaborador, o que totaliza quase 20h mensais para cada integrante do escritório;
  • melhora na produtividade e a lucratividade, com até 30% mais lucros;
  • melhora no clima organizacional e diminuição do estresse;
  • 74% mais garantia nos prazos processuais

Além disso, possui ferramentas que facilitam a produção e a gestão do escritório, como um layout intuitivo e o propositor de documentos, que propõe peças a partir das suas tarefas, possui estruturas pré-configuradas e campos preenchidos automaticamente.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

Hands in a digital universe background

Metaverso será a próxima onda das ODRs? Uma disrupção sem fronteiras

dominoes-ge819e653e_1920

Decreto 11.129/22 e o programa de integridade nas empresas - o que muda?

Retinal biometrics technology with man’s eye digital remix

Quais são as habilidades do advogado do futuro?

Valentine's Day concept with tic tac toe on beige background

UNIÃO ESTÁVEL NO METAVERSO?

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.