Ucrânia forma grupo de trabalho para supervisionar as Criptomoedas

Publicado em
cue-2729816_960_720

Altos funcionários da Ucrânia estão formando um novo grupo de trabalho que abordará a regulação das criptomoedas, anunciou o governo do país na quinta-feira.

Durante uma reunião sobre segurança cibernética e infra estrutura, o presidente do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, Oleksandr Turchynov comentou que a falta de regulamentação em torno da tecnologia constitui uma ameaça à economia e segurança ucraniana, de acordo com pronunciamento divulgado ontem pelo governo.

Esses riscos resultaram na criação de um grupo de trabalho que será composto por funcionários de órgãos do governo, incluído o Banco Nacional da Ucrânia, o Ministério das Finanças, a Comissão Nacional de Valores Mobiliários, a Polícia Nacional, dentre outros.

O grupo determinará quais agencias terão jurisdição sobre o mercado doméstico de criptografia e criará um sistema de coleta de impostos sobre as negociações com criptomoedas.

Criptomoeda nacional

Segundo declaração do governo, “As autoridades foram designadas para desenvolver um mecanismo que assegure o acesso dos órgãos responsáveis pela aplicação das leis aos dados dos câmbios de criptomoedas. Eles terão a obrigação de fornecer informações sobre todas as transações dentro do prazo estabelecido por lei e além de divulgar informações dos clientes, caso seja demandado”.

Notavelmente, o comunicado indica que o Banco Nacional do país pode se mover para criar sua própria criptomoeda. “O Banco Nacional da Ucrânia está considerando a relevância de estabelecer sua própria moeda digital”, afirmou.

Um projeto de lei, apresentado anteriormente, propõe as trocas de criptomoedas sob o controle do Banco Central. A legislação proposta continha disposições focadas na tributação e supervisão das negociações de criptomoedas e até incluía uma provisão relativa as operações de mineração domestica. No entanto, o projeto ainda aguarda aprovação e, até o momento, não há previsão de efetivação.

Por Camila Marinho

Fonte: Coindesk

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
agenda ab2l

AGENDA AB2L SETEMBRO 2023

Quer Saber Mais? Acesse Agenda AB2LConvide um representante da AB2L para o seu evento aqui!Agenda está sujeita a
1695128031397

Evento jurídico destaca aumento de tecnologia e inovação

Publicação original O Globo Casos práticos e aumento de 300% de startups jurídicas no Brasil comprovam mudança de
Imagem: Pixabay

Online brand protection: a estratégia das empresas para defender a propriedade intelectual

Publicação original Lexlatin Medida é fundamental para evitar danos que podem ser irreparáveis tanto para os titulares de
Imagem: Pixabay

Microsoft integra inteligência artificial ‘Copilot’ no Windows, Office e outros aplicativos

Publicação original Valor Investe Funcionalidades do Copilot serão adicionadas na próxima atualização do Windows 11 que será lançada na
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.