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Startup cria solução para simplificar processos entre empresas e instituições públicas

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Docato, que foca em ser um novo unicórnio, atua para diminuir a burocracia e agilizar processos

Na lista dos países mais burocráticos do mundo, conforme o Banco Mundial, o Brasil lidera o tempo gasto pelas empresas na preparação de documentos para o pagamento de impostos e contribuições. São em torno de 2 mil horas por ano dedicadas pelos empreendedores e gestores com questões burocráticas para o pagamento de impostos.

A startup Docato surgiu com a proposta de simplificar os processos burocráticos para empresas, otimizando tempo e os custos envolvidos. Com a utilização de robôs, inteligência artificial e especialistas, de forma presencial e digital – a ferramenta coleta dados e documentações dos mais diversos sistemas de instituições.

Por trás de toda a tecnologia aplicada, a Docato conta com mais de 40 colaboradores, lotados na sede da empresa em Ponta Grossa, na região Central do Paraná, como também nas filiais em Curitiba e São Paulo.

Com um cenário considerado promissor, o empresário conta que entrou no mercado em 2017, com a “lawtech” Minhas Audiências, com soluções tecnológicas para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

“Em pouco tempo estávamos realizando serviços além do âmbito jurídico. Com isso, lançamos a Docato, com o objetivo de evoluir nossa missão de resolver a burocracia”, reforça o fundador da startup, Vicente Barbur Neto. Dentre os segmentos de atuação estão imobiliárias, construtoras, financiadoras e recuperadores de crédito.

A retirada de documentos como certidões, cópias de processos administrativos ou judiciais, além de atos, como protocolos, registros, audiências e averbações, em locais como tribunais/fóruns, prefeituras e cartórios figuram entre os mais demandados pelos clientes.

Para facilitar o acesso aos serviços, a Docato disponibiliza três planos, que possibilitam contratar robôs, especialistas ou então negociar diretamente com prestadores disponíveis. “Hoje são realizados mais de 2 mil serviços presenciais e retirados mais de 10 mil documentos digitais por dia. São em torno de 180 clientes que solicitam serviços em todas as cidades do país e que recorrem, diariamente, a nós”, conta. Segundo ele, em alguns casos, é possível reduzir em até 90% o tempo médio que seria despendido com a burocracia.

De acordo com o empresário, a jornada está sendo trilhada com o sonho de tornar a Docato unicórnio, ou seja, uma startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de US$ 1 bilhão. Hoje, o crescimento da empresa é de aproximadamente 10% ao mês, e a previsão é de receber uma rodada de investimento para acelerar o crescimento, em 2020.
A consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, conta que relação de parceria entre a Docato e o Sebrae/PR é personalizada à demanda da startup. Segundo ela, o know how da empresa é importante também para outros empreendedores que estão entrando no mercado.

“Aproximamos a Docato de investidores e mentores, disponibilizamos consultorias específicas e geramos networking. Por outro lado, eles participam de programas do Sebrae/PR onde compartilham a trajetória, as experiências e aprendizados adquiridos. É o exemplo de uma empresa que entrou no mundo das startups para vencer e que temos um relacionamento histórico no seu desenvolvimento”, comenta.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2020/02/startup-cria-solucao-para-simplificar-processos-entre-empresas-e-instituicoes-publicas.html

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