Startup cria solução para simplificar processos entre empresas e instituições públicas

Publicado em
bureaucracy-2106924_1920

Com a utilização de robôs, inteligência artificial e especialistas, de forma presencial e digital – a ferramenta coleta dados e documentações dos mais diversos sistemas de instituições (Foto: Reprodução: Pixabay)

Docato, que foca em ser um novo unicórnio, atua para diminuir a burocracia e agilizar processos

Na lista dos países mais burocráticos do mundo, conforme o Banco Mundial, o Brasil lidera o tempo gasto pelas empresas na preparação de documentos para o pagamento de impostos e contribuições. São em torno de 2 mil horas por ano dedicadas pelos empreendedores e gestores com questões burocráticas para o pagamento de impostos.

A startup Docato surgiu com a proposta de simplificar os processos burocráticos para empresas, otimizando tempo e os custos envolvidos. Com a utilização de robôs, inteligência artificial e especialistas, de forma presencial e digital – a ferramenta coleta dados e documentações dos mais diversos sistemas de instituições.

Por trás de toda a tecnologia aplicada, a Docato conta com mais de 40 colaboradores, lotados na sede da empresa em Ponta Grossa, na região Central do Paraná, como também nas filiais em Curitiba e São Paulo.

Com um cenário considerado promissor, o empresário conta que entrou no mercado em 2017, com a “lawtech” Minhas Audiências, com soluções tecnológicas para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

“Em pouco tempo estávamos realizando serviços além do âmbito jurídico. Com isso, lançamos a Docato, com o objetivo de evoluir nossa missão de resolver a burocracia”, reforça o fundador da startup, Vicente Barbur Neto. Dentre os segmentos de atuação estão imobiliárias, construtoras, financiadoras e recuperadores de crédito.

A retirada de documentos como certidões, cópias de processos administrativos ou judiciais, além de atos, como protocolos, registros, audiências e averbações, em locais como tribunais/fóruns, prefeituras e cartórios figuram entre os mais demandados pelos clientes.

Para facilitar o acesso aos serviços, a Docato disponibiliza três planos, que possibilitam contratar robôs, especialistas ou então negociar diretamente com prestadores disponíveis. “Hoje são realizados mais de 2 mil serviços presenciais e retirados mais de 10 mil documentos digitais por dia. São em torno de 180 clientes que solicitam serviços em todas as cidades do país e que recorrem, diariamente, a nós”, conta. Segundo ele, em alguns casos, é possível reduzir em até 90% o tempo médio que seria despendido com a burocracia.

De acordo com o empresário, a jornada está sendo trilhada com o sonho de tornar a Docato unicórnio, ou seja, uma startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de US$ 1 bilhão. Hoje, o crescimento da empresa é de aproximadamente 10% ao mês, e a previsão é de receber uma rodada de investimento para acelerar o crescimento, em 2020.
A consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, conta que relação de parceria entre a Docato e o Sebrae/PR é personalizada à demanda da startup. Segundo ela, o know how da empresa é importante também para outros empreendedores que estão entrando no mercado.

“Aproximamos a Docato de investidores e mentores, disponibilizamos consultorias específicas e geramos networking. Por outro lado, eles participam de programas do Sebrae/PR onde compartilham a trajetória, as experiências e aprendizados adquiridos. É o exemplo de uma empresa que entrou no mundo das startups para vencer e que temos um relacionamento histórico no seu desenvolvimento”, comenta.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2020/02/startup-cria-solucao-para-simplificar-processos-entre-empresas-e-instituicoes-publicas.html

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
BGC

Streamers gamers apostam em um novo nicho: eventos proprietários

Brasil movimentará US$ 2,7 bi em negócios relacionados a games em 2022
carreira_profissoesdofuturo_24022021_Marko-Geber_GettyImages-3-768x512

No pain, no gain: tentativa e erro devem fazer parte da cultura das empresas da era digital

Atualmente as empresas procuram desencadear transformações digitais e se beneficiar de infraestruturas escaláveis e ágeis
acordo-online-negociacao-aperto-maos

Plataformas de ODR agilizam conciliação online e facilitam acordos entre as partes

Daniel Marques, diretor executivo da AB2L fala para a Conjur
jus-gif-2

PNUD e Jusbrasil assinam parceria para pesquisas sociais no Brasil

O Jusbrasil assinou uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no intuito de ampliar as ações relacionadas ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.