Qual é a importância de uma pós-graduação em Compliance?

Publicado em
Man with a Note and a Single Word Compliance
Man with a Note and a Single Word Compliance

Você já ouviu falar sobre Compliance? O termo, que é originado do verbo em inglês “to comply”, remete ao conjunto de disciplinas, normas legais e regulamentos que devem ser cumpridos dentro de uma empresa. Atualmente essa é uma área muito procurada em corporações e vem ganhando mais atenção a cada dia. Para se tornar um especialista nesse campo, é indicado ao profissional realizar uma pós-graduação voltada para Compliance.

homem com livro caderno compliance
Qual é a importância de uma pós-graduação em Compliance?

Uma pós-graduação na área é oferecida, na maioria dos casos, na modalidade lato sensu, como especialização ou MBA. Ela é essencial para trazer ao aluno não apenas uma visão teórica sobre a área e tudo o que está nela envolvido, mas também para formar suas habilidades práticas e desenvolver suas decisões da melhor maneira possível.

Dessa forma, o estudante ficará apto a participar e realizar estratégias de implementação, estruturação e monitoramento desses programas, bem como conduzir programas. Além disso, ele também será capaz de dominar os aspectos complementares e instrumentais adequados para atingir a finalidade de uma boa cultura de Compliance em sua organização.

Público-alvo

Não é necessário ter uma formação anterior específica para poder realizar uma pós-graduação em Compliance. O curso pode trazer muitas vantagens a profissionais que tenham realizado diferentes graduações. Apesar disso, é comum que aqueles com atuação em Administração, Economia, Direito, Engenharia e outras áreas correlatas estejam inseridos nessa área.

Apesar disso, é importante dizer que qualquer pessoa que esteja interessada em aprofundar seus conhecimentos em Compliance e se tornar um executivo especializado nessa área pode realizar a pós-graduação.

A pessoa com essa especialização será denominada como “compliance officer“. O termo é designado àqueles profissionais que são responsáveis por administrar um programa de Compliance, desenvolvendo todas as políticas, ferramentas e decisões que precisam ser tomadas no âmbito do programa. Normalmente, esses executivos atuam no ambiente interno da empresa, devido à necessidade constante de estarem acompanhando os atos institucionais realizados.

Duração

A duração de um curso de pós-graduação em Compliance pode variar de acordo com a Instituição de Ensino que o está oferecendo. É importante que as aulas sigam o que é pré-estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, as 360 horas mínimas. No geral, o tempo das aulas varias entre 8 e 18 meses.

FONTE: https://querobolsa.com.br/revista/qual-e-a-importancia-de-uma-pos-graduacao-em-compliance

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.