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Muitos empresários têm dificuldade de ver a real necessidade de implementar um programa de compliance na sua empresa, seja ela micro, pequena ou média. Na maioria dos casos, o compliance é visto simplesmente com mais uma grande burocracia imposta pelo poder público ou pelas grandes empresas com as quais se mantém relacionamento.
A reboque da ideia de burocracia está o pensamento de custo desnecessário e tempo perdido. Mas, falta ao empresariado, enxergar os benefícios de um programa de compliance, que são, na verdade, inúmeros. Sabemos que a atividade empresarial por si só já é um risco, mas um dos grandes benefícios de um efetivo programa de compliance é a identificação dos riscos aos quais a empresa está exposta. Sabemos que a atividade empresarial por si só já é um risco, mas um dos grandes benefícios de um efetivo programa de compliance é a identificação dos riscos aos quais a empresa está exposta.
Por falar em adequação à legislação, outro benefício que um programa de compliance traz para as empresas é a redução e/ou eliminação de problemas de cunho jurídico em especial de cunho trabalhista, que, para muitas pequenas e médias empresas, é o grande calcanhar de Aquiles. Mais um reflexo positivo de um programa de compliance bem implementado é ao reconhecimento do mercado, a empresa passa a gozar do status de referência no seu mercado de atuação.
O lançamento do código de conduta e ética da empresa é um momento marcante na implementação do programa de compliance de qualquer empresa; com o código em vigência, a empresa passa a ter suas próprias diretrizes de ética, integridade e conduta, e poderá gozar de benefícios, como delimitação expressa das proibições. Nessa perspectiva, podem ser identificadas e eliminadas pela raiz condutas e ações em desacordo com a cultura de integridade e ética da empresa. Já o canal de denúncia, quando implementado, possibilita que a alta administração da empresa tome conhecimento situações de fraude e corrupção e, por exemplo, elimine o problema e reduza as possibilidades de reincidência, muitas vezes maximizando o lucro da empresa.
Um outro ponto originado de um programa de compliance que merece destaque em uma empresa de pequeno e médio porte é a capacidade de gestão dos terceiros com os quais se relaciona, que pode e deve ser marcada pelo controle e redução dos riscos que o terceiro traz para a empresa quando atua em seu nome. Será que ainda há empresário que prefira manter seu olhar negativo e encarar o compliance como burocracia chata mesmo ao conhecer esse hall (exemplificativo e longe de ser exaustivo) de benefícios e pontos positivos que podem alavancar sua empresa?
Por: Nathália Göpfert, publicado no Jornal Contábil
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