Quais as vantagens do Compliance para pequenas e médias empresas?

Publicado em
Quais as vantagens do Compliance para pequenas e médias empresas
Imagem: Reprodução.

Muitos empresários têm dificuldade de ver a real necessidade de implementar um programa de compliance na sua empresa, seja ela micro, pequena ou média. Na maioria dos casos, o compliance é visto simplesmente com mais uma grande burocracia imposta pelo poder público ou pelas grandes empresas com as quais se mantém relacionamento.

A reboque da ideia de burocracia está o pensamento de custo desnecessário e tempo perdido. Mas, falta ao empresariado, enxergar os benefícios de um programa de compliance, que são, na verdade, inúmeros. Sabemos que a atividade empresarial por si só já é um risco, mas um dos grandes benefícios de um efetivo programa de compliance é a identificação dos riscos aos quais a empresa está exposta. Sabemos que a atividade empresarial por si só já é um risco, mas um dos grandes benefícios de um efetivo programa de compliance é a identificação dos riscos aos quais a empresa está exposta.

Por falar em adequação à legislação, outro benefício que um programa de compliance traz para as empresas é a redução e/ou eliminação de problemas de cunho jurídico em especial de cunho trabalhista, que, para muitas pequenas e médias empresas, é o grande calcanhar de Aquiles. Mais um reflexo positivo de um programa de compliance bem implementado é ao reconhecimento do mercado, a empresa passa a gozar do status de referência no seu mercado de atuação.

O lançamento do código de conduta e ética da empresa é um momento marcante na implementação do programa de compliance de qualquer empresa; com o código em vigência, a empresa passa a ter suas próprias diretrizes de ética, integridade e conduta, e poderá gozar de benefícios, como delimitação expressa das proibições. Nessa perspectiva, podem ser identificadas e eliminadas pela raiz condutas e ações em desacordo com a cultura de integridade e ética da empresa. Já o canal de denúncia, quando implementado, possibilita que a alta administração da empresa tome conhecimento situações de fraude e corrupção e, por exemplo, elimine o problema e reduza as possibilidades de reincidência, muitas vezes maximizando o lucro da empresa.

Um outro ponto originado de um programa de compliance que merece destaque em uma empresa de pequeno e médio porte é a capacidade de gestão dos terceiros com os quais se relaciona, que pode e deve ser marcada pelo controle e redução dos riscos que o terceiro traz para a empresa quando atua em seu nome. Será que ainda há empresário que prefira manter seu olhar negativo e encarar o compliance como burocracia chata mesmo ao conhecer esse hall (exemplificativo e longe de ser exaustivo) de benefícios e pontos positivos que podem alavancar sua empresa?

Por: Nathália Göpfert, publicado no Jornal Contábil

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
BGC

Streamers gamers apostam em um novo nicho: eventos proprietários

Brasil movimentará US$ 2,7 bi em negócios relacionados a games em 2022
carreira_profissoesdofuturo_24022021_Marko-Geber_GettyImages-3-768x512

No pain, no gain: tentativa e erro devem fazer parte da cultura das empresas da era digital

Atualmente as empresas procuram desencadear transformações digitais e se beneficiar de infraestruturas escaláveis e ágeis
acordo-online-negociacao-aperto-maos

Plataformas de ODR agilizam conciliação online e facilitam acordos entre as partes

Daniel Marques, diretor executivo da AB2L fala para a Conjur
jus-gif-2

PNUD e Jusbrasil assinam parceria para pesquisas sociais no Brasil

O Jusbrasil assinou uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no intuito de ampliar as ações relacionadas ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.