O Legal Hackers é um movimento global sobre Direito e Tecnologia, que nasceu em 2011, nos Estados Unidos, onde pessoas de diferentes formações acadêmicas e profissionais estão reunidas em várias cidades do mundo para discutir esses temas e implementar soluções tecnológicas na área jurídica.
É oriundo do resultado de um movimento de juristas, empresários e especialistas na área da tecnologia da informação contra algumas propostas legislativas que estavam em tramitação no Congresso norte-americano e ameaçavam a liberdade na Internet. Esse grupo, então, se organizou para pensar sobre como a tecnologia pode ajudar na solução de problemas jurídicos e o movimento se espalhou pelo planeta, estando presente em 59 cidades de 30 países, atualmente.
Segundo o dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, a palavra hacker designa um “indivíduo obcecado por computadores e programas”, ou seja, ao contrário do que foi difundido na cultura popular, essa palavra não está necessariamente associada às atividades ilícitas. Na língua original (inglês), o sentido de hacker é indicar alguém que usa seu conhecimento para resolver um problema.
Em setembro de 2017, tivemos a honra de ter instalado o primeiro capítulo brasileiro, em Natal, Rio Grande do Norte, e planejamos muitas atividades para os próximos anos. Acreditamos que podemos contribuir e estimular o debate produtivo, unindo profissionais e estudiosos de várias áreas do conhecimento para resolver problemas que afetam o quotidiano nos fóruns, tribunais, escritórios, além de impactos sociais que podem ser solucionados através da tecnologia.
Para iniciar as atividades do capítulo natalense do Legal Hackers será feita uma exposição de Direito e Tecnologia no dia 05/10/2017, que será dividida em três curtas apresentações – o que é Legal Hackers, Blockchain, Start-ups Jurídicas – seguidas de espaço para comentários e questões dos presentes. Para nos acompanhar e saber mais informações sobre nossos eventos siga nossa página oficial https://legalhackersnatal.wordpress.com/, além das nossas redes sociais – Twitter: @LegalHackersNTL; Instagram: legalhackers_natal.
Por: Amanda Lima – Cofundadora Legal Hackers Natal
Fonte: http://www.lexmachinae.com/2017/10/04/primeiro-capitulo-legal-hackers-brasil/