Pesquisar
Close this search box.

Por que o TikTok vem se tornando uma rede de buscas?

Plataforma chinesa ultrapassou o Google em volume de acessos e já tem a preferência dos adultos também em notícias
Publicado em
tech-tiktok-navegador-21set22-GettyImages-768x512
Imagem: Reprodução

Por Forbes

O TikTok vem deixando de ser apenas uma rede de vídeos para tornar-se um grande hub de busca e informação. Uma pesquisa recente da PewResearch Center mostra que, de todos os usuários adultos nos Estados Unidos, um terço diz receber notícias pela plataforma. O equivalente a 10% dos adultos americanos. Recentemente, o TikTok também tornou-se o preferido no quesito buscas para a Geração Z. De acordo com o próprio Google, quase 40% dessa geração prefere pesquisar no TikTok e Instagram em vez de Google Search e Maps. No ano passado, a plataforma fechou com 655,9 milhões de usuários e a estimativa é de que ela já tenha mais de 1 bilhão de pessoas com acesso.

Em dezembro do ano passado, o app da ByteDance assumiu a liderança dentre os sites mais visitados de 2021, de acordo com a empresa de segurança e performance na internet Cloudflare. Com isso, o Google, predominante entre os mais vistos nos últimos anos perdeu sua posição que, desde o surgimento do ranking sempre foi de liderança. No ano de 2020, o TikTok ficou em sétimo lugar e o único chinês entre os dez primeiros. Ainda de acordo com a Cloudflare, os picos de acessos foram durante o Dia de Ação de Graças, comemorado em 25 de novembro nos Estados Unidos.

De acordo com as pesquisas, o TikTok começa a ganhar força em buscas pelo elemento comunidade e também pela característica nativa como entrega conteúdo. Muitos dos jovens que afirmaram utilizar o app como forma de busca destacaram o fato de que eles já estão na plataforma, logo não faz sentido sair do TikTok para pesquisar no Google. Restaurantes, baladas e até serviços já são elementos importantes que aparecem no interesse dos usuários.

Enquanto isso, segue a disputa em vídeos

Quando o assunto é vídeo, a disputa entre Instagram e TikTok segue acirrada. A constatação é da pesquisa “Por trás da trend: quem está fazendo o short vídeo acontecer no Brasil”, desenvolvida pela Youpix e Nice House. O segmento de vídeos curtos é, atualmente, um dos mais relevantes responsáveis pela geração de receitas com publicidade dos criadores de conteúdo.

Para os profissionais de marketing, a rede social da Meta lidera em atratividade sendo a preferida de 84,7%. Em segundo lugar está o TikTok, com 11,1% de preferência pelas marcas. Kwai está em terceiro com 3,5% e Youtube Shorts com 0,6%. As marcas consultadas pela pesquisa afirmam que, em 2022, pretendem completar entre 5 e 15 campanhas envolvendo o formato e as respectivas redes.

Já na escolha dos criadores de conteúdo está o TikTok, com 56,7% da preferência. Para este grupo, o Instagram está em segundo com 36,6%. Kwai mantém 3,5% e YouTube Shorts 3,1%. A pesquisa se propõe a mapear o cenário do uso de vídeos curtos no Brasil tendo em vista o aumento da demanda e o foco das plataformas neste formato. No total, fora ouvidas mais de 397 pessoas sendo 172 marcas e 225 criadores.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
SITE

INFORME AB2L 2024

#01 04/24 AB2L Internacional: Lições do Vale do Silício para o Mundo Jurídico Durante uma semana imersiva, um
Assembleia - convocação

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL 2024

Atenção associados: Dia 30 de abril de 2024 às 14:00h, teremos uma Assembleia Geral da AB2L - Participem!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.