Pesquisar
Close this search box.

PIX tem capacidade de se tornar identidade digital, diz presidente do BC

Publicado em
PIX pode ser nova identidade digital

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a chave usada pelo programa de pagamentos instantâneos (PIX) para transferências tem potencial para se tornar uma identidade digital de cada brasileiro. A ideia já era especulada por especialistas do setor financeiro, mas essa foi a primeira vez que o chefe da autoridade monetária do país falou sobre o assunto. 

“Achamos que a chave usada no PIX pode ser desenvolvida em uma identidade digital no futuro. Tudo da sua vida no dia a dia vai estar conectado ao PIX”, disse em participação em evento virtual sobre inovações, promovido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Segundo ele, esse desenvolvimento só é possível pela convergência entre as mídias sociais, os meios de pagamento e de comunicação. O BC também conta com outros programas de inovação e integração de informações e dados dos brasileiros para avançarem esse processo, como o Open Banking.

Real digital 

Campos Neto também destacou o projeto que muda a legislação cambial e que pode tornar o real em uma moeda convergente e digital no futuro. Para essa eventual mudança tem de ser acopladas a smartphones, “que também será acoplado ao 5G, que, por sua vez, está acoplado com inteligência artificial e assim por diante”. 

Ainda de acordo com o presidente da autoridade monetária, os estudos para a criação da moeda digital e as discussões dos impactos da sua emissão estão em fase avançada. O grupo formal de análise da CBDC (central bank digital currency) foi criado em agosto de 2020. 

“Acho que o projeto se desenvolve ao redor de perguntas que não podem ser respondidas ainda, como se a emissão será [feita] só pelo Banco Central ou por qualquer banco, se será tributável ou não, se vamos limitar as operações que poderão ser feitas com essa moeda”, ponderou.

Fonte: CNN

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
SITE

INFORME AB2L 2024

#01 04/24 AB2L Internacional: Lições do Vale do Silício para o Mundo Jurídico Durante uma semana imersiva, um
Assembleia - convocação

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL 2024

Atenção associados: Dia 30 de abril de 2024 às 14:00h, teremos uma Assembleia Geral da AB2L - Participem!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.