PIX tem capacidade de se tornar identidade digital, diz presidente do BC

Publicado em
PIX pode ser nova identidade digital

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a chave usada pelo programa de pagamentos instantâneos (PIX) para transferências tem potencial para se tornar uma identidade digital de cada brasileiro. A ideia já era especulada por especialistas do setor financeiro, mas essa foi a primeira vez que o chefe da autoridade monetária do país falou sobre o assunto. 

“Achamos que a chave usada no PIX pode ser desenvolvida em uma identidade digital no futuro. Tudo da sua vida no dia a dia vai estar conectado ao PIX”, disse em participação em evento virtual sobre inovações, promovido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Segundo ele, esse desenvolvimento só é possível pela convergência entre as mídias sociais, os meios de pagamento e de comunicação. O BC também conta com outros programas de inovação e integração de informações e dados dos brasileiros para avançarem esse processo, como o Open Banking.

Real digital 

Campos Neto também destacou o projeto que muda a legislação cambial e que pode tornar o real em uma moeda convergente e digital no futuro. Para essa eventual mudança tem de ser acopladas a smartphones, “que também será acoplado ao 5G, que, por sua vez, está acoplado com inteligência artificial e assim por diante”. 

Ainda de acordo com o presidente da autoridade monetária, os estudos para a criação da moeda digital e as discussões dos impactos da sua emissão estão em fase avançada. O grupo formal de análise da CBDC (central bank digital currency) foi criado em agosto de 2020. 

“Acho que o projeto se desenvolve ao redor de perguntas que não podem ser respondidas ainda, como se a emissão será [feita] só pelo Banco Central ou por qualquer banco, se será tributável ou não, se vamos limitar as operações que poderão ser feitas com essa moeda”, ponderou.

Fonte: CNN

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Lawtech Lab - Lançamento - card

Mondelēz International lança o Lawtech Lab

Você é uma startup do Nordeste? Vem cá que temos uma oportunidade para você! Com o objetivo de
WhatsApp Image 2023-06-01 at 09.03.41

CERTIFICADO AB2L DE ESCRITÓRIO 4.0

Comunicamos com imensa satisfação a abertura das inscrições para a Premiação da Certificação de “Escritórios 4.0” promovida pela
INFORMATIVO

AGENDA AB2L

Confira agora o resumo das atividades da AB2L 🗓️ AGENDA MAIO Seminário A Nova Era da Gestão Jurídica
DEPJUR MARY

Reunião de Departamentos Jurídicos AB2L

Publicação original Paulo Samico Gestão de Contratos: como usar o apoio da Inteligência Artificial e da automação em
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.