A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Mais de 300 horas de conteúdo educacional focado no ecossistema jurídico e tecnológico.
Exclusivo para associados.
Texto original de Bernardo Azevedo, publicado em seu portal.
A cada semana venho aprendendo novidades sobre o metaverso e conversando com os advogados. Muitos planejam lançar iniciativas por lá nos próximos meses. Mesmo nesse momento inicial que estamos presenciando, com ambientes poligonais e avatares mais cartunizados, posso dizer que o potencial para os escritórios de advocacia já é imenso.
Veja como você, advogado(a), pode explorar o ambiente virtual a partir de hoje:
1. O metaverso permite oferecer novas experiências aos clientes
Tanto advogados quanto clientes já estão saturados de videochamadas no Zoom. O metaverso, em síntese, quebra essa lógica e permite oferecer novas experiências aos clientes. Convidar o cliente para uma reunião no Horizon Workrooms, só para ilustrar, é uma experiência que certamente vai ficar guardada na memória do cliente.
2. O metaverso oferece mais recursos para fidelizar os clientes
Atender clientes pela 1ª vez no metaverso talvez não seja a melhor opção, já que muitos não estão familiarizados e não conseguem acessar com facilidade. Mas pode ser eficaz para fidelizar clientes que já validaram os serviços oferecidos pelo escritório e, desse modo, estarão mais inclinados a conhecer o metaverso e suas oportunidades.
3. O metaverso possibilita cocriar soluções para problemas jurídicos
Profissionais da advocacia e seus clientes podem conversar, compartilhar insights e cocriar soluções para problemas e questões jurídicas, como se estivessem na mesma sala. Em resumo, sistemas como o da Spatial usam o espaço ao seu redor para criar locais de trabalho tridimensionais imersivos, interativos e bastante colaborativos.
Essas são apenas três possibilidades de explorar o metaverso na advocacia. A qualidade do trabalho técnico e o tato com o cliente não devem ser descuidadas e continuarão sendo relevantes no futuro, mas o novo ambiente virtual já oferece recursos que vão contribuir para que os escritórios de advocacia se mantenham competitivos no mercado jurídico.
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.