O que os advogados podem fazer no metaverso

Já existem soluções de "metaverso" que advogados podem aproveitar
Publicado em
workrooms
Imagem: Meta (divulgação)

Texto original de Bernardo Azevedo, publicado em seu portal.

A cada semana venho aprendendo novidades sobre o metaverso e conversando com os advogados. Muitos planejam lançar iniciativas por lá nos próximos meses. Mesmo nesse momento inicial que estamos presenciando, com ambientes poligonais e avatares mais cartunizados, posso dizer que o potencial para os escritórios de advocacia já é imenso.

O que os advogados podem fazer no metaverso

Veja como você, advogado(a), pode explorar o ambiente virtual a partir de hoje:

1. O metaverso permite oferecer novas experiências aos clientes

Tanto advogados quanto clientes já estão saturados de videochamadas no Zoom. O metaverso, em síntese, quebra essa lógica e permite oferecer novas experiências aos clientes. Convidar o cliente para uma reunião no Horizon Workrooms, só para ilustrar, é uma experiência que certamente vai ficar guardada na memória do cliente.

2. O metaverso oferece mais recursos para fidelizar os clientes

Atender clientes pela 1ª vez no metaverso talvez não seja a melhor opção, já que muitos não estão familiarizados e não conseguem acessar com facilidade. Mas pode ser eficaz para fidelizar clientes que já validaram os serviços oferecidos pelo escritório e, desse modo, estarão mais inclinados a conhecer o metaverso e suas oportunidades.

3. O metaverso possibilita cocriar soluções para problemas jurídicos

Profissionais da advocacia e seus clientes podem conversar, compartilhar insights e cocriar soluções para problemas e questões jurídicas, como se estivessem na mesma sala. Em resumo, sistemas como o da Spatial usam o espaço ao seu redor para criar locais de trabalho tridimensionais imersivos, interativos e bastante colaborativos.

Essas são apenas três possibilidades de explorar o metaverso na advocacia. A qualidade do trabalho técnico e o tato com o cliente não devem ser descuidadas e continuarão sendo relevantes no futuro, mas o novo ambiente virtual já oferece recursos que vão contribuir para que os escritórios de advocacia se mantenham competitivos no mercado jurídico.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
1B25AFB4-7BDA-44E8-BA6D-808BC552DEA8

Evento voltado para tecnologia e direito reúne especialistas em São Paulo, entre eles o advogado Ticiano Gadêlha

Por Penews Na próxima terça-feira (29) acontece em São Paulo o AB2L Lawtech Experience, um evento voltado para
edit-ab2l-daniel-marques-2

AB2L LawTech Experience aborda a nova realidade exponencial do Direito

Evento debaterá temas como Futuro dos Tribunais, Inteligência Artificial, Jurimetria, Gestão de Contratos, ESG, LGPD, Gestão Jurídica 4.0, Web3, Blockchain, NFTs, Smart Contracts, Metaverso, Metalaw, Alternative Legal Services Providers, Legal Operations e Marketing Jurídico
carreira-trabalho-escritorio

5 tendências que definirão o futuro do trabalho

O Forbes Future of Work Summit mostrou que as mudanças no mundo profissional tendem a se acelerar
people-holding-the-earth-in-their-hands

O que é o ESG e por que você precisa se preocupar com isso

As buscas pelo termo ESG cresceram 150% no último ano, segundo um levantamento do Google Trends solicitado pela revista Valor. Esse assunto ganhou relevância por se tratar de questões ambientais, sociais e de governança corporativa num contexto em que todos buscam a sustentabilidade
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.