Pesquisar
Close this search box.

O que é um hackathon e como participar de um?

Descubra o que é hackathon e veja como fazer parte desse super evento que vai unir tecnologia e competição em um só lugar!
Publicado em
Skyscraper night city with connection icons. Smart communication
Skyscraper night city with connection icons. Smart communication in city.

Imagine só participar de um evento que une conceitos do esporte e tecnologia e ainda fala de um assunto que você ama? Essa é a fórmula de um hackathon e que terá uma edição especial da AB2L, totalmente voltada ao direito, em 2022.

Mas, antes de te contarmos mais sobre esse super evento e como você pode participar, é preciso voltarmos ao começo para entendermos melhor o que é um hackathon e quais as razões que o tornam tão interessante.

Confira só!

O que é um hackathon?

Para começar, hackathon é a junção de duas palavras bem conhecidas de todos nós: hacker e maratona. Porém, pode deixar seus tênis de corrida de lado e não é preciso ser um invasor de sistemas para fazer parte de um deles.

O hackathon é uma maratona de programação, onde pessoas apaixonadas por tecnologia se reúnem para vencer desafios propostos em um curto espaço de tempo. E eles podem ser das mais variadas áreas, incluindo o direito.

Mais do que todo o aspecto de competição e diversão envolvidos em um hackathon, esses eventos costumam ser pólos de desenvolvimento. Neles são criadas soluções, barreiras são superadas e novas alternativas para o setor podem ser encontradas em apenas algumas horas, dias ou semanas, de acordo com as regras estabelecidas.

E, se tem uma área com espaço para crescer com a ajuda da tecnologia é o direito.

Como funciona um hackathon?

É como um campeonato de qualquer esporte – com a diferença que a tecnologia é a camisa 10 e capitã do time. As equipes se inscrevem e devem criar na hora da ação as soluções para os problemas propostos.

No caso específico do hackathon de direito, é sempre recomendado que a equipe conte com especialistas em tecnologia e também com alguém que domine a parte jurídica. Afinal de contas, nada melhor do que um profissional da área para sugerir correções, trazer novas ideias e ajudar todo o time a resolver o problema.

Hackathon de direito em alta

Nos últimos anos esse setor viu um salto enorme graças ao boom tecnológico que transformou processos, rotinas e até mesmo escritórios inteiros.

Acontece que dentro de um hackathon de direito isso é turbinado e algo que poderia levar meses ou anos pode ser feito muito mais rapidamente. E, sem contar todo o aspecto de socialização com a troca de conhecimento, ideias e visões que ajudam a fortalecer a comunidade e tornar o direito muito mais forte para a sociedade.

Está chegando o hackathon de direito da AB2L!

Depois de tudo isso, chegou a hora de te convidar para viver essa experiência junto com a gente. Está chegando o HACKATHON DE DIREITO DA AB2L.

Em março, vamos propor os melhores desafios em um hackathon para quem deseja fazer parte dessa transformação do direito e possui o espírito competitivo para encontrar novos caminhos.

Acesse aqui e saiba mais sobre como inscrever seu grupo e conferir todas as informações sobre o evento.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
photo-2024-03-14-15-26-17-1024x682

Na Dasa, IA alerta médicos de possíveis alterações em exames e acelera ressonâncias

Em entrevista ao JOTA, Leonardo Vedolin diz que ao menos 6 mil laudos passam diariamente pela IA, que é capaz de identificar 43 doenças
Esquenta AB2LEX24

Esquenta AB2LEX 24

O AB2L LAWTECH EXPERIENCE 24 está pronto para reunir mentes brilhantes e impulsionar a inovação no ecossistema jurídico.
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.