O que é um hackathon e como participar de um?

Descubra o que é hackathon e veja como fazer parte desse super evento que vai unir tecnologia e competição em um só lugar!
Publicado em
O que é um hackathon e como participar de um?
Skyscraper night city with connection icons. Smart communication in city.

Imagine só participar de um evento que une conceitos do esporte e tecnologia e ainda fala de um assunto que você ama? Essa é a fórmula de um hackathon e que terá uma edição especial da AB2L, totalmente voltada ao direito, em 2022.

Mas, antes de te contarmos mais sobre esse super evento e como você pode participar, é preciso voltarmos ao começo para entendermos melhor o que é um hackathon e quais as razões que o tornam tão interessante.

Confira só!

O que é um hackathon?

Para começar, hackathon é a junção de duas palavras bem conhecidas de todos nós: hacker e maratona. Porém, pode deixar seus tênis de corrida de lado e não é preciso ser um invasor de sistemas para fazer parte de um deles.

O hackathon é uma maratona de programação, onde pessoas apaixonadas por tecnologia se reúnem para vencer desafios propostos em um curto espaço de tempo. E eles podem ser das mais variadas áreas, incluindo o direito.

Mais do que todo o aspecto de competição e diversão envolvidos em um hackathon, esses eventos costumam ser pólos de desenvolvimento. Neles são criadas soluções, barreiras são superadas e novas alternativas para o setor podem ser encontradas em apenas algumas horas, dias ou semanas, de acordo com as regras estabelecidas.

E, se tem uma área com espaço para crescer com a ajuda da tecnologia é o direito.

Como funciona um hackathon?

É como um campeonato de qualquer esporte – com a diferença que a tecnologia é a camisa 10 e capitã do time. As equipes se inscrevem e devem criar na hora da ação as soluções para os problemas propostos.

No caso específico do hackathon de direito, é sempre recomendado que a equipe conte com especialistas em tecnologia e também com alguém que domine a parte jurídica. Afinal de contas, nada melhor do que um profissional da área para sugerir correções, trazer novas ideias e ajudar todo o time a resolver o problema.

Hackathon de direito em alta

Nos últimos anos esse setor viu um salto enorme graças ao boom tecnológico que transformou processos, rotinas e até mesmo escritórios inteiros.

Acontece que dentro de um hackathon de direito isso é turbinado e algo que poderia levar meses ou anos pode ser feito muito mais rapidamente. E, sem contar todo o aspecto de socialização com a troca de conhecimento, ideias e visões que ajudam a fortalecer a comunidade e tornar o direito muito mais forte para a sociedade.

Está chegando o hackathon de direito da AB2L!

Depois de tudo isso, chegou a hora de te convidar para viver essa experiência junto com a gente. Está chegando o HACKATHON DE DIREITO DA AB2L.

Em março, vamos propor os melhores desafios em um hackathon para quem deseja fazer parte dessa transformação do direito e possui o espírito competitivo para encontrar novos caminhos.

Acesse aqui e saiba mais sobre como inscrever seu grupo e conferir todas as informações sobre o evento.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Área jurídica busca reduzir defasagem no meio virtual

Área jurídica busca reduzir defasagem no meio virtual

Profissionais passam por uma reciclagem para atender às novas demandas
Mais de 30% dos fundadores de startups brasileiras já empreenderam

Mais de 30% dos fundadores de startups brasileiras já empreenderam

Levantamento realizado pela Distrito e a Maya Capital também constatou que 66,8% dos empreendedores já estavam inseridos no ecossistema.
‘Estar na lista das 100 Startups to Watch ajudou a Incentiv.me a captar R$ 10 milhões’

‘Estar na lista das 100 Startups to Watch ajudou a Incentiv.me a captar R$ 10 milhões’

Cofundadora da startup, que é associada AB2L, diz que visibilidade tem sido fundamental para o crescimento da empresa. A edição deste ano está com inscrições abertas.
O poder da animação 3D na área jurídica

O poder da animação 3D na área jurídica

Impulsionado nos dois últimos anos no Brasil, o uso de animação 3D na área jurídica pode oferecer alternativas para solucionar pontos problemáticos na comunicação com juízes e jurados
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.