O que é o ESG e por que você precisa se preocupar com isso

As buscas pelo termo ESG cresceram 150% no último ano, segundo um levantamento do Google Trends solicitado pela revista Valor. Esse assunto ganhou relevância por se tratar de questões ambientais, sociais e de governança corporativa num contexto em que todos buscam a sustentabilidade
Publicado em
people-holding-the-earth-in-their-hands

Antes de tudo: de onde veio o conceito? 

Em 2004, uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins levantou uma importante questão: como integrar a responsabilidade ambiental, os fatores sociais e a governança? Dessa pergunta, surgiu um conceito que busca medir o impacto das ações de sustentabilidade no resultado das empresas.

Antes disso, nos anos 1970, começaram a surgir os primeiros investimentos guiados por crenças e pela moral, como o estilo de vida e as religiões, o que iniciou o senso de preocupação com questões sociais inclusive na gestão de empresas. 

Só em 2007, porém, surgiram títulos com o objetivo de captar recursos para melhorar questões ambientais, os green bons, os quais levaram a um caminho para o ESG. 

E o que são ESG, afinal? 

A sigla “ESG” vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G) e se traduz em padrões e boas práticas para avaliar se as empresas gerenciam os próprios investimentos de forma adequada, sustentável e socialmente consciente. 

No geral, essa classificação nos permite descobrir se uma empresa é sustentável e um bom destino para investimentos sustentáveis e que realmente possam gerar um benefício social, e é claro que isso entrega benefícios para as empresas e departamentos jurídicos. 

Isso se faz por meio de três pilares: 

  • Ambiental

Inclui critérios como a gestão de resíduos; a política da empresa para os desmatamentos; a busca por energia vinda de fontes renováveis; a forma que a empresa se posiciona em relação às mudanças climáticas etc. 

  • Social

Analisa como a empresa cuida do bem-estar dos colaboradores por meio de taxas como turnover, envolvimento dos funcionários, salários e planos de carreira e previdência. 

  • Governança

O último aspecto estuda a forma que a empresa é administrada, a responsabilidade dos gestores e diretores, principalmente quanto à viabilidade e à transparência.

Quais são os benefícios disso? 

Com capitais maiores, as empresas têm cada vez mais responsabilidades sociais e ambientais, então investir nisso para mostrar aos investidores e à população que a empresa segue os padrões ESG, além de gerar impacto positivo na sociedade, reduz os riscos para a empresa e melhora o relacionamento dela com com clientes, fornecedores e a comunidade em si. 

Isso faz com que a empresa internalize conceitos que, anteriormente, eram desvinculados da gestão e das empresas em si, o que atrai: 

  • Redução de custos, por serem mais eficientes; 
  • Melhor reputação da empresa; 
  • Fidelização de clientes, que consomem por identidade de princípios com a empresa;  
  • Segurança para o investidor, justamente pelo melhor gerenciamento; 
  • Linhas de crédito especiais em muitas instituições financeiras; 
  • Entre outros. 

Por aí, a sua empresa já implementa a ESG?

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
agenda ab2l

AGENDA AB2L SETEMBRO 2023

Quer Saber Mais? Acesse Agenda AB2LConvide um representante da AB2L para o seu evento aqui!Agenda está sujeita a
1695128031397

Evento jurídico destaca aumento de tecnologia e inovação

Publicação original O Globo Casos práticos e aumento de 300% de startups jurídicas no Brasil comprovam mudança de
Imagem: Pixabay

Online brand protection: a estratégia das empresas para defender a propriedade intelectual

Publicação original Lexlatin Medida é fundamental para evitar danos que podem ser irreparáveis tanto para os titulares de
Imagem: Pixabay

Microsoft integra inteligência artificial ‘Copilot’ no Windows, Office e outros aplicativos

Publicação original Valor Investe Funcionalidades do Copilot serão adicionadas na próxima atualização do Windows 11 que será lançada na
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.