O futuro da fotografia será transformado pela inteligência artificial

Publicado em
o-futuro-da-fotografia-sera-transformado-pela-inteligencia-artificial-106382

A chegada das câmeras aos smartphones fez com que muita gente que não achava lá muito legal registrar seu dia-a-dia passasse a publicar uma imensidão de fotos de viagens, restaurantes, baladas e bichinhos nas redes sociais. Ainda, muitos fotógrafos profissionais não dispensam seus smartphones para fazer registros rápidos nas ruas, e não é por acaso que o iPhone é o dispositivo mais usado pelos fotógrafos do Flickr. E a coisa está prestes a passar por uma nova revolução graças à inteligência artificial.

Aparelhos como o Honor View 10, da Huawei, que conta com o processador Kirin 970, são preparados para processar aplicações de IA. E isso também vale para o app da câmera do dispositivo, que tem câmera dupla e usa uma unidade de processamento neural para identificar objetos e cenários da imagem, destacando o que a IA julga ser mais interessante, mesmo que você não entenda nada de técnicas de fotografia.

Ainda, com a resolução dos sensores aumentando cada vez mais, incluindo modelos que combinam duas câmeras de 20 megapixels, por exemplo, a coisa toda será levada a um outro patamar. Esses sensores estão chegando com aberturas cada vez maiores, o que significa que uma maior quantidade de elementos cabe em uma só fotografia.

A IA aplicada à fotografia no smartphone consegue reproduzir efeitos profissionais, como o tão amado “bokeh”, que desfoca o fundo de maneira que pontos de luz deem um ar lúdico à imagem, como se ela tivesse sido registrada com uma DSLR. Além disso, as selfies também já estão sendo transformadas com recursos que focam o rosto do usuário, desfocando o fundo, e também melhorando características de suas peles – tudo isso em tempo real, sem exigir nenhuma edição posterior.

Quanto ao futuro próximo, é acertado prever que as câmeras de smartphones a serem lançados em breve ficarão cada vez mais fáceis de usar, analisando dados cada vez mais complexos por baixo dos panos e oferecendo um resultado incrível ao simples toque do disparador. Espera-se inovações como enquadramento automático feito pela IA, que decidirá qual a melhor composição possível para aquela imagem, ou, ainda, a captura automática de uma cena imperdível, mesmo que o usuário não aperte o botão para fotografar.

 

Por CanalTech

Fonte: TechRadar

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.