Mercado da tecnologia jurídica prospera no Brasil

Publicado em
Mercado da tecnologia juridica prospera no Brasil
Imagem: Pixabay

Texto original publicado Infor Channel

O surgimento de novos projetos no País anima setor em crescimento mundial

Os serviços jurídicos estão se inserindo dentro de uma nova realidade a partir da chegada das Lawtechs, startups que visam a otimização do trabalho realizado no mundo do Direito. A simplificação do acesso à justiça tem permitido o avanço acelerado do mercado global de tecnologia jurídica. Segundo a Statista – empresa alemã especializada em dados do mercado -, em 2020 esse tipo de serviço gerou US$ 17,58 bilhões de receita mundial.

Visando a organização e o diálogo entre as empresas de tecnologia jurídica, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) foi criada para dar maior suporte a esse mercado no Brasil. Ao todo já são 300 startups associadas. Apesar de ser uma área ainda pouco explorada no país, o crescimento é nítido e há grandes ambições para os próximos anos.

Diretor executivo da AB2L, Daniel Marques comenta o crescimento da associação desde sua fundação e as projeções para o mercado de tecnologia jurídica para 2022: “Em 2017 começamos com 20 Lawtechs, hoje são 300. Tivemos um crescimento de 1400%. Além disso, para o próximo ano, a tendência é que haja a promoção de uma cultura de dados que possibilitará não apenas uma maior transparência no judiciário, mas uma democratização do direito e maior participação popular. Tudo que envolva a relação entre Direito (Metalaw) e Metaverso será muito explorado em 2022.”, analisou.

Através de um projeto inédito no Brasil, a LawQuest, lawtech que torna possível criar e controlar a cultura em proteção de dados corporativa, busca revolucionar a tecnologia jurídica com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A startup sulista une compliance e proteção de dados, com um sistema de treinamento voltado para as empresas que desejam destaque em desempenho e segurança digital.

CEO e fundador da startup, José Castellian iniciou o projeto promissor em 2020. Estudante de Direito de apenas 20 anos, José se diz animado com as mudanças nas empresas jurídicas com a inserção da LGPD e elucida os principais pontos deste ano no meio tecnológico-jurídico. “Em 2021 aconteceu a entrada em vigor das sanções da LGPD, que provocaram uma série de mudanças, abrindo oportunidades no mercado jurídico para Proteção de Dados. As empresas começaram a buscar adequação à nova legislação e regulações de Dados e Privacidade, o que demonstrou a urgência dessa pauta”, destacou.

José projeta um crescimento cada vez maior no mercado das Lawtechs, a introdução de novas tecnologias, e aposta na internacionalização da startup: Em 2022, a LawQuest estará exportando parte da sua operação para o exterior (Estados Unidos e Portugal), a fim de tornar-se uma solução internacional com aderência a mercados cada vez maiores. Pretendemos trazer novas tecnologias ao mercado, impulsionar jovens empreendedores e organizar grandes eventos para unir e capacitar ainda mais o mercado de proteção de dados”, conclui o jovem empreendedor.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.