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Segundo artigo publicado pela Coindesk, agência de notícias internacional, um novo pedido de patente da Mastercard sugere que a gigante de processamento de pagamentos está de olho na tecnologia blockchain como parte de um esforço para verificar a autenticidade dos cupons de desconto, muito comum nos Estados Unidos.
O pedido de um “Método e Sistema para Autenticação de Cupons via Blockchain” foi publicado em 31 de maio pelo Escritório de Patentes do Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês). Ele prevê a utilização da tecnologia “especificamente para o armazenamento de dados de cupons em uma blockchain, garantindo o resgate apenas por indivíduos autorizados e também a imutabilidade de dados destes cupons”.
A ideia é que a blockchain possa ajudar a reduzir o risco de manipulação de dados que acompanha o uso de certos tipos de sistemas para armazenar dados de cupons, incluindo aqueles que “foram desenvolvidos para associar diretamente um cupom à uma conta, garantindo que apenas os donos das contas sejam elegíveis para resgatar tais cupons”.
A Mastercard escreve:
“NO ENTANTO, ISSO REQUER QUE A ENTIDADE ARMAZENE DADOS REFERENTES AOS CUPONS ASSOCIADOS ÀS CONTAS DE USUÁRIOS, QUE PODEM SER INTENSIVOS EM RECURSOS E SUJEITOS À MANIPULAÇÃO DE DADOS. ALÉM DISSO, A ENTIDADE DEVE OFERECER UMA INTERFACE ADEQUADA PARA OS CONSUMIDORES ACESSAREM O ARMAZENAMENTO DE DADOS, IDENTIFICANDO QUAIS CUPONS FORAM ASSOCIADOS À SUA CONTA.”
“ASSIM, HÁ UMA NECESSIDADE DE UMA SOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA QUAL OS CUPONS DE DESCONTO POSSAM SER EMITIDOS PARA UM INDIVÍDUO APENAS PELO INDIVÍDUO, E ONDE O SISTEMA DEPENDA DE UMA FONTE DE DADOS PUBLICAMENTE ACESSÍVEL PARA PERMITIR A IMPLEMENTAÇÃO SEM O USO DE RECURSOS ADICIONAIS PARA A ENTIDADE EMISSORA”, OBSERVOU A EMPRESA.
Se uma oferta de serviço real sairá do pedido de patente ainda é um mistério. O que se sabe, no entanto, é que a Mastercard se movimentou nos últimos meses para reforçar seus recursos internos de desenvolvimento relacionados à blockchain como parte de um jogo tecnológico mais amplo.
“ESTAMOS CONDUZINDO PROJETOS QUE PROMOVEM A INCLUSÃO FINANCEIRA NO PAÍS E NO EXTERIOR E ESTAMOS TRABALHANDO PARA FORNECER AOS CONSUMIDORES, EMPRESAS E GOVERNOS AS FORMAS MAIS INOVADORAS E SEGURAS DE PAGAR”, DISSE EM ABRIL A SONYA GEELON, GERENTE NACIONAL DA MASTERCARD DA IRLANDA.
Por Amanda Bastiani
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