A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Mais de 300 horas de conteúdo educacional focado no ecossistema jurídico e tecnológico.
Exclusivo para associados.
A lawtech permite que sejam realizados com mais rapidez e produtividade, facilitando o cotidiano dos advogados.
As Lawtechs vêm transformando o ambiente jurídico. As empresas de tecnologia no mercado jurídico otimizam o trabalho dos advogados, automatizando os serviços que são burocráticos e não fazem parte do cotidiano do direito. Com isso em mente, a Looplex foi fundada para diminuir o esforço dos juristas.
A empresa tem como lema produzir mais, com maior qualidade e com menor custo. Automação inteligente de documentos jurídicos: isso é a Looplex. A plataforma permite que advogados escolham modelos pré-definidos de processos, responda as perguntas necessárias (como os dados do cliente) e a Looplex gera o documento, poupando tempo. O profissional paga de acordo com a quantidade de documentos gerados.
A automação através da plataforma da Looplex permite que seja registrada a hora em que está sendo utilizada, a quantidade de documentos e as condições em que se está produzindo, mostrando o quanto de revisão e edição é necessária – otimizando o processo de escrita em comparação se o documento fosse feito no word, por exemplo.
Por ser multiplataforma, a Looplex pode ser acessada por computador, tablet ou celular, diminuindo a complexidade dos documentos jurídicos e tornando-os acessíveis na palma da mão, em qualquer lugar. A inteligência artificial simplifica o Direito e traz a flexibilidade aos advogados.
O CMO da empresa, Henrique Saraiva, afirma que os principais diferenciais desta lawtech são “agilidade, qualidade, consistência e métricas de produtividade que não eram claramente possíveis de serem medidas no formato antigo”.
Saraiva ainda afirma que nos escritórios que possuem o sistema, houve reduções no tempo de produção de 80 a 95%, comparado ao tempo em que advogados realizam manualmente. Além disso, ressalta que a Looplex se propõe a “automatizar a produção do conteúdo jurídico para acelerar a velocidade que o advogado produz edições, memorandos, contratos ou qualquer outro tipo de documento jurídico no contexto da advocacia”.
O principal desafio que as lawtechs enfrentam hoje é a mudança de cultura nos escritórios e dos profissionais – mas elas estão vencendo. “A barreira é o não-entendimento que a tecnologia veio para ajudar e tirar o advogado do trabalho repetitivo, burocrático, desnecessário, para fazer o seu melhor: advogar. (…) A tecnologia potencializa a mente e a capacidade de produzir do advogado”, diz Saraiva.
“Advogado não vai ser substituído por um robô, por tecnologia. Eu não vejo isso acontecer, pelo menos não nas próximas décadas”, afirma o CMO à respeito dos mitos que cercam as lawtechs. Ele ainda acredita que as tecnologias jurídicas estão sendo criadas para auxiliar o advogado e acabar com o trabalhos repetitivos, que não são propriamente jurídicos.
O ecossistema está recebendo investimentos e benefícios, o que é positivo. Mas Saraiva não deixa de ressaltar o lado negativo, que é o fato de a associação às vezes não conseguir abordar os interesses de todos os associados da B2L (Business for Lawyers) .
O mercado de lawtech ganhou grandes proporções nos últimos anos. Se você tem uma startup e está diante deste setor, certamente não pode deixar a oportunidade passar batida e participar do Lawtech Conference. Clique aqui para saber mais.
Por: Elena Costa – Elena Costa é repórter do StartSe.
Fonte: https://conteudo.startse.com.br/startups/elena/looplex-transforma-producao-de-documentos-juridicos/
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.