Pesquisar
Close this search box.

Localiza economiza milhões investindo em tecnologia jurídica

Publicado em
localiza-702x336

Empresa reduziu em quase 50% o número de processos

Não é segredo que uma das vantagens de grandes corporações trabalharem com startups é a possibilidade de redução de custos. Isso não foi diferente com a Localiza Hertz, que viu uma oportunidade de otimizar a sua área jurídica e ainda evitar gastos desnecessários com contratação de mais funcionários.

Segundo Christiano Xavier, head jurídico da Localiza, a área passava por dificuldades, uma vez que a empresa tinha por volta de 20 mil processos em andamento: “Para dar conta de todos os processos, a gente deveria ter por volta de 100 pessoas na área”, revela.

Esse case de sucesso foi contado durante o maior evento de lawtechs do Brasil, no ano passado. A segunda edição do LawTech Conference será realizada no dia 15 de maio, em São Paulo, e vai reunir mais de 2 mil advogados, além de uma exposição com mais de 60 empresas.

A solução para o problema veio de forma inesperada, quando Christiano conheceu Bruno Feigelson, CEO da Sem Processo, e Flávio Ribeiro, CEO da NetLex. Ambos empreendedores traziam formas de otimizar a área jurídica, o que chamou a atenção do head jurídico, que topou fazer um piloto com as iniciativas.

A aposta deu muito certo: a empresa teve um ganho de produtividade muito grande, o que valoriza o trabalho do advogado, que pode fazer um trabalho mais estratégico. Segundo Xavier, a empresa conseguiu reduzir em quase 50% o número de processos cíveis. “A gente prevê que essa redução tenha gerado uma economia de alguns milhões para a empresa”.

No momento, algumas das startups jurídicas que estão atuando lado a lado com a Localiza são: NetLex, Sem Processo, Concilie, Jurídico Certo, Justto, LegalInsights, Linte e mais. Com tantos ganhos, o head jurídico não pensa em parar por aí. O objetivo é continuar apostando em lawtechs tanto de data analytics, jurimetria, inteligência artificial, etc.

Para saber mais sobre o LawTech Conference, acesse o site oficial do programa.

 

Por Junior Borneli

Fonte: https://conteudo.startse.com.br/mercado/juniorborneli/localiza-economiza-milhoes-investindo-em-tecnologia-juridica/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
photo-2024-03-14-15-26-17-1024x682

Na Dasa, IA alerta médicos de possíveis alterações em exames e acelera ressonâncias

Em entrevista ao JOTA, Leonardo Vedolin diz que ao menos 6 mil laudos passam diariamente pela IA, que é capaz de identificar 43 doenças
Esquenta AB2LEX24

Esquenta AB2LEX 24

O AB2L LAWTECH EXPERIENCE 24 está pronto para reunir mentes brilhantes e impulsionar a inovação no ecossistema jurídico.
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.