AB Noticias News: Livro debate o futuro do direito aliado à tecnologia

Publicado em
19102046_fc886ff9-e

Será “o fim dos advogados?” A pergunta parece provocativa, e é para ser. A obra, coordenada por Bruno Feigelson, Daniel Becker e Giovani Ravagnani, quer falar sobre uma visão do futuro da profissão. Conteúdos espinhosos e inéditos, nunca antes explorados com tanta franqueza na literatura. O livro é dividido em três partes: 1. Acesso à justiça em movimento; 2. A nova cara da advocacia; 3. Transformação da educação jurídica. E o lançamento é da Thomson Reuters – Revista dos Tribunais.

Diretor da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e filósofo, Daniel Marques, escreve um capítulo sobre “Law by Design”: como os sistemas no futuro já estarão desenhados a partir da Lei” e destrincha as mudanças que estão ocorrendo na sociedade por causa do avanço da tecnologia.

“Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, impressora 3D, realidade virtual aumentada, drones, carros autônomos são algumas das novidades presentes em nossa sociedade. Essa velocidade e quantidade de mudanças podem levar a uma visão equivocada de que as novas tecnologias são acessórios passageiros, uma moda. Na verdade, elas estão moldando nossa visão de mundo e nossas relações sociais. Seu impacto é comparado ao ocasionado com o surgimento da máquina de vapor e da eletricidade”, diz o livro.

Segundo Daniel, a justiça é uma necessidade inerente à natureza humana, e como tal, sempre buscará caminhos para se realizar na realidade concreta. Para o filósofo e doutorando em Direito, ela evolui em seu modo de se manifestar, e nós devemos acompanhá-la. “São necessários novos caminhos para conduzir a lei e a justiça adaptadas a esse novo tempo. Um desses caminhos é o Law by Design, permitir que sistemas já venham imbuídos da lei e assim deixar que a justiça se realize de modo concreto em uma sociedade cada vez mais complexa”, destaca o autor.

Os coordenadores e autores da obra, entre os mais renomados nomes do Direito 4.0, a leitura é obrigatória para todos os advogados e juristas.

“O fim dos advogados?” já está disponível para compra na Amazon clicando aqui

Texto original de Thainá Oliveira Pereira, publicado pela AB Noticias News

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.