Lições de Wall Street aos CriptoInvestidores: Value Investing

Publicado em
wall

Há muito mais tempo que os CriptoInvestidores, negociadores de bolsas de valores passam pelos mesmos problemas que passamos: como escolher a melhor opção de investimentos? No caso deles, ações. No nosso, criptomoedas.

Em Wall Street, um dos métodos para resolver este problema, o Value Investing, foi cunhado por Benjamin Graham. Você já deve ter ouvido falar de seu livro mais conhecido, “O investidor inteligente”; ou pelo menos de seu pupilo mais notório, Warren Buffet.

É um plano com diretrizes bem simples para se encontrar boas ações de boas empresas: encontre ações que estejam sendo negociadas por um valor abaixo do seu “valor intrínseco”, compre e espere. Por certo, é impossível encontrar o “valor intrínseco” das ações, mas é possível estimar com alguma precisão.

É uma estratégia de médio/longo prazo e funda-se no pressuposto de que o mercado nem sempre irá precificar uma ação de forma racional. Então, se você aplicar o método, encontrará uma série de pechinchas e oportunidades de lucrar.

Como fazer isso na prática: analisando os relatórios financeiros (dívidas e valores a receber, gastos, patrimônio, fluxo de caixa, etc.); pesquisando sobre a equipe por trás da execução; e analisando o histórico de pagamentos da empresa são alguns bons exemplos.

 

Aplicando às criptomoedas


Infelizmente, não só a maior parte destes critérios não se aplica aos mercados de criptomoedas, como também o valor de um token acaba sendo estimado com base em informações diferentes (valor da rede, adoção, especulação quanto a usos futuros, mera especulação, etc.).

Entretanto, é possível estimar o valor de uma criptomoeda analisando os seus fundamentos (value investing é uma espécie de análise fundamentalista): o time; White Paper; Road Map; comunidade; Exchanges; análise comparativa. Vejamos.

Time: um dos pontos mais óbvios da análise: sem time, não há produto. Ao aplicar o value investing às criptomoedas, faça seu dever de casa e pesquise a respeito dos desenvolvedores: se têm experiência e qualificação, histórico, se é um time completo e/ou experiente nas áreas relevantes (programadores, designers, marketerios, administradores, etc.).

White Paper: no White Paper, a equipe explicará o que percebe enquanto problema e qual é a solução proposta. O problema é legítimo? A solução faz sentido? Você usaria? Ou, caso não entenda do assunto, procure conversar com quem entende.

Road Map: é o calendário de trabalho do time de desenvolvedores. Compare com outros modelos bem sucedidos. As datas parecem legítimas? O time entregou o que prometeu até agora?

Comunidade: este é um fator que não pode ser deixado de lado. Como a equipe trata a comunidade? São proativos e participativos? E aqui, vale lembrar, muitas equipes costumam trabalhar de forma transparente, publicando seus códigos para análise da comunidade. Se você não entende de programação, procure conversar com quem entenda.

Exchanges: Pode não parecer, mas o mercado de criptomodas é bastante pequeno comparado aos investimentos tradicionais, especialmente quando uma moeda acaba de sair de uma ICO. Assim, a listagem em uma grande exchange é uma ótima forma de atrair volume de negociações, e isso significa que seus tokens ganham maior liquidez (você poder vendê-los e trocar por outras moedas quando quiser, pois a procura sempre existe). Analise a probabilidade de listagem em grandes exchanges!

Análise comparativa: nesta etapa, você pesquisa se já há concorrência no mercado e como o concorrente tem se saído. Quais os diferencias entre as propostas e as equipes? Como é a aceitação? Quais as principais críticas em relação à concorrente? O projeto que você quer apoiar consegue resolver estes problemas? Todos são ótimos indicadores de validação da proposta do White Paper.

 

Por Rômulo Caldas

Fonte: http://www.criptomundo.org/2017/12/29/licoes-de-wall-street-aos-criptoinvestidores-value-investing/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
agenda ab2l

AGENDA AB2L SETEMBRO 2023

Quer Saber Mais? Acesse Agenda AB2LConvide um representante da AB2L para o seu evento aqui!Agenda está sujeita a
1695128031397

Evento jurídico destaca aumento de tecnologia e inovação

Publicação original O Globo Casos práticos e aumento de 300% de startups jurídicas no Brasil comprovam mudança de
Imagem: Pixabay

Online brand protection: a estratégia das empresas para defender a propriedade intelectual

Publicação original Lexlatin Medida é fundamental para evitar danos que podem ser irreparáveis tanto para os titulares de
Imagem: Pixabay

Microsoft integra inteligência artificial ‘Copilot’ no Windows, Office e outros aplicativos

Publicação original Valor Investe Funcionalidades do Copilot serão adicionadas na próxima atualização do Windows 11 que será lançada na
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.