Legaltechs latino-americanas apostam em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos

Publicado em
Mapa América Latina

Recente relatório revelou que as legaltechs latino-americanas estão apostando em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos como destinatários de suas soluções tecnológicas. Conforme o documento, intitulado Latin American Legal Tech Report 2020, os profissionais da advocacia são o público-alvo principal das startups jurídicas.

O relatório contou com respostas dos seguintes países: Brasil, Colômbia, Equador, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Bolívia, México, El Salvador, Guatemala e Panamá. Em solo brasileiro, o levantamento teve o apoio da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e a participação de 89 lawtechs, das quais 59 tiveram suas respostas incluídas no report.

O mercado de tecnologia jurídica da América Latina

Como já demonstrei em textos anteriores publicados neste site, o mercado de tecnologia jurídica vem crescendo ao redor do mundo. O mesmo se verifica no Latin American Legal Tech Report 2020. O gráfico a seguir revela que a quantidade de lawtechs fundadas na América Latina aumentou nos últimos anos, sobretudo a partir de 2015:

legaltechs 01
Clique para mais zoom

As apostas das legaltechs latino-americanas

Conforme o report, a maioria das lawtechs está desenvolvendo soluções tecnológicas para atender demandas de escritórios de advocacia (58%) e departamentos jurídicos (56%). O foco segue, então, para pequenas e médias empresas (47%), mercado consumidor (12%), acesso à justiça (9%), organização sem fins lucrativos (4%) e tribunais (2%):

Clique para mais zoom

report constatou ainda que a maioria dos fundadores de legaltechs vieram do setor jurídico. Aliás, 79% dos respondentes relataram ter trabalhado em escritórios, departamentos jurídicos ou empresas que oferecem serviços ao mercado jurídico. A experiência e as redes de contato foram utilizadas para mitigar riscos e construir produtos melhores.

Íntegra do relatório

O Latin American Legal Tech Report 2020 reúne dezenas de dados sobre o mercado latino-americano de tecnologia jurídico. Clique AQUI para saber mais sobre o relatório.

Fonte: Bernardo de Azevedo e Souza

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
35288247962-b1ecf8d9b7-c

Solução de captura técnica de provas digitais da Verifact é utilizada pelo TSE e MPF

Tecnologia de coleta e preservação de provas digitais desenvolvida pela empresa Verifact, associada a AB2L, foi usada pelo Ministério Público Federal e Tribunal Superior Eleitoral nas últimas eleições
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.