Pesquisar
Close this search box.

LawTech tem taxa de êxito em acordos de 84% – contra 12% da Justiça normal

Publicado em
sucesso-702x336

Acordo Fechado usa um modelo eficaz para solução de conflitos baseados no conceito de ODR

Segundo a publicação “Justiça em Números 2017”, do Conselho Nacional de Justiça, para cada 100 processos judiciais julgados em 2016 (com sentença ou decisão terminativa), 12 conflitos foram resolvidos. Isso significa que houve acordo em 12% dos processos levados à Justiça. Ainda de acordo com a publicação, quanto maior a informalidade da instância, a disputa tem mais chances de ser resolvida por meio de acordo.

Nos Juizados Especiais Cíveis, em que a presença de um advogado não é exigida nas causas de até 20 salários mínimos, 16% das divergências terminaram na chamada via da conciliação. Além disso, o percentual cai para 13,6% quando o processo chega ao primeiro grau e, na segunda instância, os resultados são ainda menores, alcançando a marca de 0,4%.

Diante dos dados, a conclusão é clara: a maior parte dos Tribunais de Justiça ainda não utilizam, em potencial, um modelo eficaz para solução de conflitos baseados no conceito de ODR (em inglês Online Dispute Resolution). Por outro lado, as startups estão se destacando na efetividade em solucionar tais processos de forma muito mais rápida e com menor custo, trazendo vantagens para todas as partes envolvidas. Startups inseridas no movimento da AB2L e do LawTech Conference, que você não pode perder.

Falaremos hoje sobre a Acordo Fechado (confira seu perfil no StartSe), lawtech focada em solução online de conflitos por métodos colaborativos. Seus números demonstram como a utilização do modelo ODR traz resultados expressivos e efetivos. A startup, em apenas um ano de vida, já contribuiu efetivamente em mais de 50 mil processos e em algumas empresas, o percentual de êxito dos acordos chegou aos 84%! Volte e leia os números do início dessa matéria. Olha o impacto que esse player está promovendo.

Para as empresas, o método de solução ODR ajuda na diminuição na carteira de processos; no valor do tíquete médio e contingência, consequência do aumento do número de acordos; possibilita o rápido recebimento de honorários pelos patronos; e, por fim, otimização de tempo e recursos.

O modelo, se incentivado pelos Tribunais de Justiça através de parcerias privadas ou iniciativa própria, poderá nos próximos anos potencializar ainda mais a redução de processos em andamento no Poder Judiciário. Assim, revela-se como peça chave dessa grande engrenagem na contribuição de uma sociedade mais justa, possibilitando o advento de uma nova cultura social voltada ao diálogo e aos métodos colaborativos de solução de conflito.

 

Por Lucas Bicudo

Fonte:https://conteudo.startse.com.br/startups/lucas-bicudo/lawtech-tem-taxa-de-exito-em-acordos-de-84-contra-12-da-justica-normal/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
SITE

INFORME AB2L

#28 09/24 IViJur e TJMG: Parceria que Simplifica a Comunicação e Revoluciona o Acesso à Justiça A IViJur,
Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Crédito Divulgação

Homologada a primeira contratação de uma startup por um TJ no Brasil

Procedimento licitatório do TJMG se pauta em novo marco legal para encontrar soluções inovadoras
SITE MENTORIA 2024

AB2L abre pré-inscrição para mentores

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) está com pré-inscrições abertas para profissionais experientes que desejam atuar
Vinicius-Marques-CEO-da-EasyJur-divulgacao-1024x576

EasyJur capta R$ 1,4M com SaaS para escritórios de advocacia

Publicação original startups.com.br A EasyJur, startup que oferece soluções para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, levantou R$
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.