Pesquisar
Close this search box.

Inteligência artificial, um aliado da área fiscal

Publicado em
Supervising-AI-growth-e1515081131942-1200x501

A inteligência artificial (IA) pode ser entendida por captar a inteligência do homem, que teoricamente é mais eficiente que a da máquina e torná-la ainda mais ampla processando uma quantidade enorme de dados. A IA também se caracteriza por um processo chamado machine learning (aprendizado da máquina), que funciona através de um entendimento de padrões que geram sistemas, processos e/ou ações sem precisar necessariamente de intervenção humana. É uma forma de ampliar a capacidade humana de pensamento, agilizar os sistemas de processamento em resolver problemas, prever possibilidades e ser inteligente. Também reconhecido como o próximo passo do Big Data, é uma análise de dados que automatiza o desenvolvimento via algoritmos e padrões. Não há nada de novo, teoricamente, mas com o avanço da tecnologia e processamento, a IA ficou acessível e aderente aos aplicativos de hoje.

Como o tema está em evidência, recentemente o Gartner realizou um estudo e constatou que a maior parte dos programas utilizados em TI terá inteligência artificial para estratégias de produtos até 2020. Olhando para a área fiscal, existem alguns objetivos para seu uso: além de encontrar a melhor combinação que possa gerar baixos custos, as empresas podem utilizá-la de forma estratégica e obter grande poder de processamento para manter o compliance junto ao governo e gerar decisões mais assertivas para não cometer falhas com o Fisco.

Alguns países já utilizam esse tipo de tecnologia para garantir o compliance e cruzar dados fiscais. No Brasil, embora a IA ainda seja pouco utilizada, já possuímos subsídios suficientes que poderiam alimentar essa inteligência, como é o caso da Nota Fiscal Eletrônica e os SPEDs. O governo, que roda um alto volume de informações, poderia utilizar esta tecnologia, uma vez que esses processos já operam há mais de uma década e suas bases de dados estão armazenadas de uma forma estruturada. Ou seja, estes dados estão apenas aguardando uma ferramenta que possibilite extrair o máximo de inteligência delas, o que provavelmente já possa estar acontecendo e o governo iniciando projetos com o uso de tal tecnologia.

Com o seu aperfeiçoamento, essa tecnologia será uma grande aliada do governo, já que possibilitará o cruzamento minucioso de informações entregues ao Fisco, permitindo encontrar padrões e criar melhores políticas anticorrupção, além de evitar fraudes que ainda hoje são corriqueiras em nossos sistemas. Note que esta ciência não é apenas uma matemática exata do Fisco, mas uma estratégia de uso de funções para entender tendências e descobrir manobras que não necessariamente estariam claras em cruzamentos simples de bancos de dados.

Do lado das empresas, a ciência permite que a IA possa ser utilizada na área fiscal e com ela usufruir de um melhor cruzamento de dados, que além de estabelecer padrões, possibilitará a análise simples de informações. Por exemplo, uma empresa que vende óculos poderia utilizar um sistema com base em distintas variáveis do negócio e identificar padrões que possam definir em qual centro de distribuição seria mais favorável ter um estoque maior de um determinado tipo de produto ou parte dele. O cruzamento de informações poderia utilizar os cálculos de impostos para sua otimização inicial e incluir padrões de compra e venda, variáveis de tempo (sazonalidade) e o monitoramento de mudanças de leis que acontecem periodicamente. A tecnologia permite manter este estudo em tempo real, com informações que mudam também dessa forma.

Com a velocidade das máquinas hoje em dia, a possibilidade de fazer combinações de forma mais rápida que o cérebro humano já é uma realidade. Se levarmos em consideração todas as regras fiscais e tributárias existentes hoje em nosso país, se aplicarmos a inteligência artificial em uma automação fiscal, principalmente se esta operar na nuvem, permitiria analisar informações e estabelecer padrões quase que em tempo real, mostrando qual o melhor caminho a seguir, além de garantir às empresas mais segurança e agilidade em seus processos, melhorando assim sua capacidade de análise de dados.

Nos próximos anos, sem dúvida alguma a IA beneficiará o mundo fiscal com velocidade e automação, identificando padrões e habilitando a tomada de decisões mais inteligentes.

 

 

Por Rodrigo Zerlotti

Fonte: http://www.segs.com.br/seguros/99211-inteligencia-artificial-um-aliado-da-area-fiscal.html

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.