Inteligência artificial da IBM já ajuda advogados brasileiros

Publicado em

A plataforma cognitiva Watson é usada em escritório e poderá até resumir processos

Personalizada para a empresa, a assistente pessoal que usa a inteligência artificial do Watson no escritório Urbano Vitalino, do Recife (PE), é chamada Carol.“Ela realizará atividades repetitivas. Lidamos com mais de 100 mil processos judiciais, publicações diárias e novos processos que precisam ser analisados e colocados em um sistema próprio”, afirma Urbano Vitalino Neto, sócio-diretor do escritório, em entrevista ao Site EXAME.

Ou seja, o trabalho da Carol consistirá em automatizar o preenchimento de dados de processos judiciais no sistema interno da firma.

De acordo com Vitalino Neto, a taxa de preenchimento correto dos dados de um processo no sistema da companhia é de 75% quando o trabalho é feito por humanos e de 95% com o uso da tecnologia do IBM Watson.

Christiano--Sobral

Urbano Vitalino: diretor-executivo Christiano Sobral usa sistema com IBM Watson (Eudes-Santana//Divulgação)

A partir de meados de 2018, uma segunda etapa do uso da assistente Carol entrará em curso. Além de extrair itens básicos dos documentos, como nomes das partes e dados pessoais, a Carol fará um resumo das peças processuais. Para isso, ela identificará e destacará os pedidos que constam no processo, mesmo que ele estejam em algum ponto do texto que passaria despercebido aos olhos de um ser humano.

“Poderemos entender de antemão a complexidade do processo. Ela ajuda a determinar se a ação é corriqueira ou estratégica para o escritório”, declarou Christiano Sobral, diretor-executivo da empresa.

O investimento do escritório para a implementação da Carol não foi informado, mas a empresa ressalta que o seu investimento anual em tecnologia foi de cerca de 2 milhões nos últimos cinco anos.

“Não estamos olhando diretamente para o resultado, mas esperamos um aumento de produtividade de 30% no médio prazo”, disse Vitalino Neto.

O escritório Urbano Vitalino tem 80 anos de existência, 500 funcionários, sendo 200 advogados, e unidades no Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Natal, Salvador e Angola.

Fonte https://exame.abril.com.br/tecnologia/inteligencia-artificial-da-ibm-ja-ajuda-advogados-brasileiros/

Por Lucas Agrela

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.