Pesquisar
Close this search box.

Inteligência artificial da IBM já ajuda advogados brasileiros

Publicado em

A plataforma cognitiva Watson é usada em escritório e poderá até resumir processos

Personalizada para a empresa, a assistente pessoal que usa a inteligência artificial do Watson no escritório Urbano Vitalino, do Recife (PE), é chamada Carol.“Ela realizará atividades repetitivas. Lidamos com mais de 100 mil processos judiciais, publicações diárias e novos processos que precisam ser analisados e colocados em um sistema próprio”, afirma Urbano Vitalino Neto, sócio-diretor do escritório, em entrevista ao Site EXAME.

Ou seja, o trabalho da Carol consistirá em automatizar o preenchimento de dados de processos judiciais no sistema interno da firma.

De acordo com Vitalino Neto, a taxa de preenchimento correto dos dados de um processo no sistema da companhia é de 75% quando o trabalho é feito por humanos e de 95% com o uso da tecnologia do IBM Watson.

Christiano--Sobral

Urbano Vitalino: diretor-executivo Christiano Sobral usa sistema com IBM Watson (Eudes-Santana//Divulgação)

A partir de meados de 2018, uma segunda etapa do uso da assistente Carol entrará em curso. Além de extrair itens básicos dos documentos, como nomes das partes e dados pessoais, a Carol fará um resumo das peças processuais. Para isso, ela identificará e destacará os pedidos que constam no processo, mesmo que ele estejam em algum ponto do texto que passaria despercebido aos olhos de um ser humano.

“Poderemos entender de antemão a complexidade do processo. Ela ajuda a determinar se a ação é corriqueira ou estratégica para o escritório”, declarou Christiano Sobral, diretor-executivo da empresa.

O investimento do escritório para a implementação da Carol não foi informado, mas a empresa ressalta que o seu investimento anual em tecnologia foi de cerca de 2 milhões nos últimos cinco anos.

“Não estamos olhando diretamente para o resultado, mas esperamos um aumento de produtividade de 30% no médio prazo”, disse Vitalino Neto.

O escritório Urbano Vitalino tem 80 anos de existência, 500 funcionários, sendo 200 advogados, e unidades no Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Natal, Salvador e Angola.

Fonte https://exame.abril.com.br/tecnologia/inteligencia-artificial-da-ibm-ja-ajuda-advogados-brasileiros/

Por Lucas Agrela

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.