Pesquisar
Close this search box.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
Publicado em
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

Por Olhar Digital

A startup de consultoria jurídica, DoNotPay, utiliza inteligência artificial e acaba de anunciar sua IA como “o primeiro robô advogado do mundo”.

A tecnologia deve ser usada em um tribunal em fevereiro, para defender um possível infrator de regras de trânsito nos Estados Unidos, conforme relata o New York Post. Durante o julgamento, o réu usará um par de fones de ouvido AirPods da Apple para receber orientações em tempo real da IA.

A DoNotPay é uma startup fundada em 2015 para aconselhamento jurídico a consumidores criado por Joshua Browder, formado em Ciência da Computação pela Universidade de Stanford. O algoritmo da inteligência artificial foi pensada para ajudar usuário a resolverem questões jurídicas e legais envolvendo multas de trânsito.

“Ajudamos os consumidores a lutar contra as corporações e vencer a burocracia, livrando-os de multas de estacionamento e reembolsos de grandes empresas, como companhias aéreas… Nossa visão na DoNotPay é tornar a lei gratuita”, diz o CEO em vídeo promocional da startup.

Conforme divulgado pelo The Guardian, durante 21 meses de operação em Londres e Nova York, o chatbot conseguir contestar 160 mil multas de estacionamento.

A partir de 2020, a startup começou a investir na implementação de IA no chatbot, ajudando usuários a lidar com multas, planos de saúde, assinatura de serviços e mais. Em uma publicação no Twitter, Browder mostra como o ChatGPT da empresa conseguiu negociar um desconto de US$ 10 na mensalidade de contas de internet da companhia.

O CEO da startup também relata que a empresa trabalhou para que o bot não emitisse respostas consideradas mentirosas ou inventar informações.

“Nos últimos cinco anos, usamos principalmente sistemas baseados em regras”, disse Browder em entrevista ao The Verge. “Treinamos essa IA para ser como um robô advogado para os consumidores, e imagino que as disputas com as quais podemos lidar aumentaram significativamente”.

A DoNotPay não divulgou a localização do tribunal ou nome do réu, mas caso percam o julgamento, a startup se comprometeu em cobrir as multas de trânsito.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
SITE

INFORME AB2L 2024

#03 02/24 Podcast AB2L Talks no Spotify Para expandir o acesso aos nossos conteúdos, o podcast AB2L Talks
Ganhadoras do prêmio "BestSisters in Law", realizado pelo grupo BlackSisters in Law (Imagem: Análise Editorial/Acervo Pessoal).

BlackSisters in Law realiza premiação em São Paulo

Com a participação da Análise Editorial, o evento premiou 18 mulheres negras em distintas áreas do direito
Imagem: Folha de São Paulo.

Escândalos e competição acirrada turbinam metamorfose de marcas

Escritórios e agências surfam na onda recente do reposicionamento de empresas
caroline vasconcellos 2024

EMPREENDEDORISMO: DE ARTESÃ A FOUNDER & CEO DE UMA LEGALTECH

Publicação original, Caroline M. A. Vasconcellos Nasci com a veia empreendedora. Recordo-me que entre os 07 e 11
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.