Guedes dá aval e Senado votará nova Lei de Falências nesta semana

Publicado em
Guedes dá aval e Senado votará nova Lei de Falências nesta semana
— Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu nesta terça-feira com o relator do projeto da nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, senador Rodrigo Pacheco (MG), que será votado nesta quarta-feira pelo Senado.

Guedes deu aval à proposta, que manterá o texto já aprovado na Câmara, com poucas mudanças sendo feitas como emenda de redação – ou seja, não alteram o mérito do projeto, não sendo necessária nova análise dos deputados.
Um dispositivo será reescrito, segundo Pacheco, para permitir expressamente a inclusão dos produtores rurais como sujeitos aptos aos benefícios da lei e, portanto, aptos a requerer a sua recuperação judicial.

“O projeto veio amadurecido e bem construído da Câmara dos Deputados, trabalho do deputado federal Hugo Leal. Diversos setores opinaram, foram ouvidos e as arestas na Câmara foram aparadas. O que tenho buscado como relator no Senado é tentar manter o texto da Câmara com emendas de redação e com eventuais compromissos de vetos sobre alguns pontos para aprovarmos, nesta quarta-feira, sem a necessidade de retorno à Câmara”, afirmou Pacheco.

Com a concordância da equipe econômica, que considera a nova lei importante para impulsionar a recuperação do país, o governo pretende sancionar a matéria com rapidez.

“Estou fazendo um trabalho nesse sentido e a reunião com o ministro Paulo Guedes foi para poder ouvir as posições do governo e para eu poder externar o conteúdo do meu parecer para o Ministério da Economia, até para garantir que haja a sanção por parte do presidente da República dos pontos principais do projeto”.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) designou Pacheco justamente na busca por um relator que evitasse modificações no texto. Alcolumbre já vinha sofrendo pressão de ministros de tribunais superiores e da equipe econômica para dar celeridade ao projeto há algumas semanas

Fonte: Valor Econômico

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Mais de 30% dos fundadores de startups brasileiras já empreenderam

Mais de 30% dos fundadores de startups brasileiras já empreenderam

Levantamento realizado pela Distrito e a Maya Capital também constatou que 66,8% dos empreendedores já estavam inseridos no ecossistema.
‘Estar na lista das 100 Startups to Watch ajudou a Incentiv.me a captar R$ 10 milhões’

‘Estar na lista das 100 Startups to Watch ajudou a Incentiv.me a captar R$ 10 milhões’

Cofundadora da startup, que é associada AB2L, diz que visibilidade tem sido fundamental para o crescimento da empresa. A edição deste ano está com inscrições abertas.
O poder da animação 3D na área jurídica

O poder da animação 3D na área jurídica

Impulsionado nos dois últimos anos no Brasil, o uso de animação 3D na área jurídica pode oferecer alternativas para solucionar pontos problemáticos na comunicação com juízes e jurados
Elon Musk no Brasil: quanto custa e como usar a internet da Starlink

Elon Musk no Brasil: quanto custa e como usar a internet da Starlink

No Brasil, além da Amazônia, a cobertura do serviço envolve parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de algumas áreas de Minas Gerais
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.