Guedes dá aval e Senado votará nova Lei de Falências nesta semana

Publicado em
04-11-2020-cerimonia-caixa1-12
— Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu nesta terça-feira com o relator do projeto da nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, senador Rodrigo Pacheco (MG), que será votado nesta quarta-feira pelo Senado.

Guedes deu aval à proposta, que manterá o texto já aprovado na Câmara, com poucas mudanças sendo feitas como emenda de redação – ou seja, não alteram o mérito do projeto, não sendo necessária nova análise dos deputados.
Um dispositivo será reescrito, segundo Pacheco, para permitir expressamente a inclusão dos produtores rurais como sujeitos aptos aos benefícios da lei e, portanto, aptos a requerer a sua recuperação judicial.

“O projeto veio amadurecido e bem construído da Câmara dos Deputados, trabalho do deputado federal Hugo Leal. Diversos setores opinaram, foram ouvidos e as arestas na Câmara foram aparadas. O que tenho buscado como relator no Senado é tentar manter o texto da Câmara com emendas de redação e com eventuais compromissos de vetos sobre alguns pontos para aprovarmos, nesta quarta-feira, sem a necessidade de retorno à Câmara”, afirmou Pacheco.

Com a concordância da equipe econômica, que considera a nova lei importante para impulsionar a recuperação do país, o governo pretende sancionar a matéria com rapidez.

“Estou fazendo um trabalho nesse sentido e a reunião com o ministro Paulo Guedes foi para poder ouvir as posições do governo e para eu poder externar o conteúdo do meu parecer para o Ministério da Economia, até para garantir que haja a sanção por parte do presidente da República dos pontos principais do projeto”.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) designou Pacheco justamente na busca por um relator que evitasse modificações no texto. Alcolumbre já vinha sofrendo pressão de ministros de tribunais superiores e da equipe econômica para dar celeridade ao projeto há algumas semanas

Fonte: Valor Econômico

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.