Pesquisar
Close this search box.

Governo venezuelano emite $100 milhões de criptomoeda baseada em petróleo

Publicado em
President Maduro Holds Press Conference Amid Cabinet Changes
Nicolas Maduro, president of Venezuela, gestures during a press conference in Caracas, Venezuela, on Thursday, June 22, 2017. Since June 15, Maduro has named four new ministers: Mirelys Contreras as Prisons Minister; Ana Reyes as Culture Minister; Kyra Andrade as Communes Minister; Yamilet Mirabal Calderon as Indigenous Peoples Minister; and Samuel Moncada as foreign minister. Photographer: Carlos Becerra/Bloomberg

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a emissãoo de $100 milhões de Petros, criptomoeda proposta pelo Estado e respaldada nas reservas de petróleo do país, consideradas as maiores do mundo.

A criptomoeda nacional venezuelana, o Petro, logo verá seu primeiro lançamento após o governo de Maduro ordenar a emissão de $100 milhões da moeda digital. Cada Petro terá seu valor diretamente relacionado com único barril de petróleo, relatou o jornal El Nuevo Herald. Com uma média de 60 dólares por barril até o momento do anúncio, o valor total de Petros estaria em torno de 6 bilhões de dólares.

Em um pronunciamento à TV estatal, Maduro declarou: “Eu ordenei a emissão de $100 milhões de Petros com o respaldo legal e certificado da riqueza petrolífera da Venezuela. Todo Petro será equivalente em valor, ao barril do petróleo”.

O primeiro encontro nacional de petro-mineiros acontecerá no dia 14 de Janeiro, data que o Petro será formalmente apresentado. A emissãoo de $100 milhões de Petros ocorrerá via “casas de cambio virtuais que atualemente estão em período experimental”, de acordo com a reportagem.

Petro: alternativa ao bloqueio financeiro

Conforme noticiado em dezembro, Maduro primeiro anunciou as criptomoedas como uma maneira de evadir e contornar as sanções econômicas e o “bloqueio financeiro”imposto pelo governo Trump. Em agosto, os EUA aplicou medidas financeiras incapacitantes que provocaram o bloqueio de acesso da Venezuela aos bancos internacionais e às finanças globais.

O Petro também será apoiado por outras commodities como o ouro e o diamante, Maduro adicionou. O pronunciamento do líder venezuelano foi recebido com criticas por seus opositores políticos que descartam o esforço como uma boa ideia; justamente em um momento em que a Venuzuela sofre com hiperinflação, a escassez de alimentos e uma recessão econômica cada vez mais profunda.

No entanto, isso não impediu Maduro de anunciar a criação de uma superintendência do Petro, dias antes do natal, criando, assim, um corpo separado para administrar e governar a nova criptomoeda e suas transações.

 

 

Por Camila Marinho

Fonte: CCN

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.