Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Governo Digital prevê cobrança por acesso a dados públicos

Publicado em
governo digital prevê pagamento por uso de dados públicos

O projeto da Lei do Governo Digital (PL 317/2021), recém-aprovado pelo Senado Federal e que aguarda sanção presidencial, prevê cobranças pelo acesso de dados públicos, práticas que contrariam as recomendações da OCDE e as melhores práticas internacionais.

A denúncia foi feita pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), que chamam atenção para redução da transparência nas informações a serem prestadas à sociedade. As entidades pedem veto parcial ao art. 29, §3º, que prevê cobrança pelo acesso a dados públicos.

Para a AB2L, o projeto desencoraja o uso de dados abertos, caminho reverso dos objetivos criados pelo Ministério da Economia e de diversos países, citando os exemplares procedimentos adotados em países referência da inovação mundial, como o Estados Unidos e o Canadá, “que criaram agências públicas que facilitam o acesso a dados públicos”, reforçou Daniel Marques, diretor da AB2L.

Fonte: Monitor Mercantil

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Eder Fonseca -  SuperSign
Eder Fonseca criou a SuperSign durante programa do Google, após outras tentativas empreendedoras e uma falência.
informe-semanal-email
#53 07/25 AB2L tem Papel Central na Criação da Aliança Global de Legal Tech, Destaca Artificial Lawyer A
MATT0834
Publicação original Artificial Lawyer. Na semana passada, vários grupos regionais de tecnologia jurídica, incluindo ELTA, ILTN na Índia,
Assembleia - convocação
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LAWTECHS E LEGALTECHS CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAODINÁRIA CNPJ/MF nº 27.918.368/0001-90 Matrícula RCPJ nº 272638
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.