Fiat se une a startup do Vale do Silício para carros autônomos

Publicado em
carro-autonomo

A Fiat Chrysler está iniciando uma parceria com a startup do Vale do Silício Aurora Innovation para desenvolver e implantar uma frota de veículos comerciais autônomos em uma tentativa de alcançar outras montadoras que investiram pesadamente na tecnologia.

As duas empresas assinaram um acordo para integrar a plataforma autônoma da Aurora nas linhas de veículos comerciais da Fiat Chrysler nos EUA. Eles não divulgaram o valor do contrato, nem especificaram o número de veículos a serem utilizados nem quando.

“Como parte da estratégia de veículos autônomos da FCA, continuaremos a trabalhar com parceiros estratégicos para atender às necessidades dos clientes em uma indústria em rápida mudança”, disse Mike Manley, CEO da Fiat, em comunicado.

O anúncio vem menos de uma semana depois que as negociações para fusão com a Renault falharam, levantando questões sobre a capacidade da montadora de competir como uma empresa autônoma em um setor que gasta bilhões de dólares em tecnologias futuras.

Com a Aurora, a Fiat Chrysler tem um parceiro cujos três co-fundadores são considerados as principais forças para tornar os carros autônomos uma realidade. A startup levantou mais de meio bilhão de dólares em fevereiro, incluindo apoiadores como Sequoia Capital e Amazon.com. O acordo acrescenta mais uma grande montadora aos parceiros da Aurora na indústria, que incluem Hyundai e Volkswagen.

A Fiat Chrysler já tem um acordo para fornecer à Waymo, a unidade autônoma de Alphabet, mais de 62.000 minivans híbridas plug-in da Chrysler Pacifica para criar veículos autônomos que poderiam eventualmente ser vendidos ao público. A Waymo está assumindo uma instalação ociosa em Detroit para equipar os veículos com software autônomo, e deve começar a fazê-lo no meio deste ano, disse a empresa.

A montadora ítalo-americana também se juntou a um consórcio de tecnologia autônoma liderado pela BMW em 2017. A linha de ultra luxo Maserati da Fiat Chrysler será a primeira marca a usar a tecnologia autônoma desenvolvida pela BMW, disse o presidente do conselho da Fiat, John Elkann, no mês passado.

Fonte: EXAME

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.