FENÔMENO ICO CHEGA AO BRASIL

Publicado em
ico-brasil-ab2l

A start-up OriginalMY será uma das pioneiras do mercado brasileiro de ICOs. A empresa especializada em tecnologias de autenticação e validação de documentos espera captar entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões com a operação até o fim do mês de novembro[1].

Com o funcionamento semelhante ao de uma IPO – Initial Public Offering (oferta pública inicial) –, a ICO – abreviatura de Initial Coin Offering (oferta inicial de moeda) –pode ser compreendida como uma forma de captação de recursos baseada em financiamento coletivo, tendo como contrapartida a emissão de ativos virtuais, também conhecidos como tokens ou coins, junto ao público investidor[2].

No caso da OriginalMY, os investidores que injetarem recursos no projeto receberão “tokens” (ABC Tokens), que funcionam como licença para uso do serviço da empresa. Para participar da captação, o investidor deverá transferir os recursos através de criptomoedas (Bitcoin ou Ether), não sendo aceitas outras formas de pagamento[3].

Segundo Edilson Osório Jr, fundador e presidente da OriginalMY, o público-alvo da emissão são empresas que queiram utilizar os serviços oferecidos pela start-up, que desenvolveu um sistema de registros e autenticação de documentos digitais via blockchain.

A empresa destaca que, pelo fato de os ativos emitidos não representarem valores mobiliários, esta ICO não está submetida ao crivo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). De fato, a própria CVM afirmou em nota de esclarecimento divulgada em outubro desse ano que há operações de ICO que, por não se configurarem como ofertas públicas de valores mobiliários, não se encontram sob a sua competência fiscalizatória.

[1] OLIVEIRA, Felipe. Start-up OriginalMy fará oferta de moedas digitais. Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2017/10/1929948-start-up-originalmy-fara-oferta-de-moedas-digitais.shtml – Acesso em 10 de nov. de 2017.

[2] Initial Coin Offering (ICO) – Nota da CVM a respeito do tema. Comissão de Valores Mobiliários. Disponível em: http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2017/20171011-1.htm – Acesso em 10 de nov. de 2017.

[3] Disponível em: https://originalmy.com/ico – Acesso em 10 de nov. de 2017.

Por Pedro Lameirão e Lucas Boechat

Fonte http://www.lexmachinae.com/2017/11/10/fenomeno-ico-chega-ao-brasil/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.