Pesquisar
Close this search box.

Empresa de blockchain Blockstream lança versão beta de API de satélite para transmissão de dados

Publicado em
shutterstock_309014789

A Blockstream está lançando a versão beta da API de satélite da Blockstream (Blockstream Satellite API), projetada para ajudar os desenvolvedores a transmitirem dados através da rede de satélites da empresa. O lançamento foi revelado em anúncio oficial publicado em 16 de janeiro, divulgado pela agência de notícias Cointelegraph.

O movimento segue a expansão do serviço de satélite da empresa em dezembro, quando começou a transmitir a blockchain do Bitcoin (BTC) em escala global. A iniciativa espacial Bitcoin da Blockstream tem como objetivo liberar a rede da criptomoeda de depender da conexão à Internet baseada em terra e, assim, aumentar sua robustez.

O produto “agnóstico de dados” mais recente da Blockstream permite usar seus satélites para mensagens criptografadas, com usuários pagando pelo serviço através da rede de testes Lightning, o que significa que a transmissão é gratuita no momento. Os desenvolvedores podem enviar mensagens por meio de uma API RESTful (interface de programação de aplicativos), enquanto os usuários poderão enviar mensagens pelo site da Blockstream.

A equipe por trás da API de satélite da Blockstream limitou o tamanho máximo das mensagens, de modo que cada uma pode ser transmitida em dez segundos. O anúncio observa ainda que os desenvolvedores devem usar sua própria criptografia, fragmentação e remontagem de mensagens grandes nos casos em que eles precisarem transmitir dados maiores.

Como o produto tem como alvo a privacidade, somente um usuário específico ou um grupo de usuários pode decodificar os dados recebidos, que são enviados da Internet através de um meio de transmissão. Quando trata-se de “pagar” pelo serviço, a Lightning Network permite um nível adicional de privacidade, desconectando a fonte de pagamento do destino.

A Blockstream revelou pela primeira vez seus planos para desenvolver sua rede de satélites em agosto de 2017, alegando que queria “conectar todos no planeta”.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.