Empresa de blockchain Blockstream lança versão beta de API de satélite para transmissão de dados

Publicado em
shutterstock_309014789

A Blockstream está lançando a versão beta da API de satélite da Blockstream (Blockstream Satellite API), projetada para ajudar os desenvolvedores a transmitirem dados através da rede de satélites da empresa. O lançamento foi revelado em anúncio oficial publicado em 16 de janeiro, divulgado pela agência de notícias Cointelegraph.

O movimento segue a expansão do serviço de satélite da empresa em dezembro, quando começou a transmitir a blockchain do Bitcoin (BTC) em escala global. A iniciativa espacial Bitcoin da Blockstream tem como objetivo liberar a rede da criptomoeda de depender da conexão à Internet baseada em terra e, assim, aumentar sua robustez.

O produto “agnóstico de dados” mais recente da Blockstream permite usar seus satélites para mensagens criptografadas, com usuários pagando pelo serviço através da rede de testes Lightning, o que significa que a transmissão é gratuita no momento. Os desenvolvedores podem enviar mensagens por meio de uma API RESTful (interface de programação de aplicativos), enquanto os usuários poderão enviar mensagens pelo site da Blockstream.

A equipe por trás da API de satélite da Blockstream limitou o tamanho máximo das mensagens, de modo que cada uma pode ser transmitida em dez segundos. O anúncio observa ainda que os desenvolvedores devem usar sua própria criptografia, fragmentação e remontagem de mensagens grandes nos casos em que eles precisarem transmitir dados maiores.

Como o produto tem como alvo a privacidade, somente um usuário específico ou um grupo de usuários pode decodificar os dados recebidos, que são enviados da Internet através de um meio de transmissão. Quando trata-se de “pagar” pelo serviço, a Lightning Network permite um nível adicional de privacidade, desconectando a fonte de pagamento do destino.

A Blockstream revelou pela primeira vez seus planos para desenvolver sua rede de satélites em agosto de 2017, alegando que queria “conectar todos no planeta”.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.