Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita criam criptomoeda para transações entre as nações

Publicado em
shutterstock_705955270-1440x844

Agora é oficial, segundo a agência de notícias Gulf News, os Emirados Árabes Unidos (EAU) e a Arábia Saudita estão trabalhando em conjunto na criação de uma criptomoeda própria que será usada, inicialmente, para transações transfronteiriças entre as nações. A publicação destaca também que, embora o criptoativo não tenha data definida para ser disponibilizado, o recurso não estará disponível para o varejo ou instituições privadas e seu uso será exclusivo entre bancos.

A CBDC (Central Bank Digital Currency) vem sendo elaborada por meio de uma parceria entre o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos (composto pelos emirados de Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah) e seu correspondente saudita, a Autoridade Monetária da Arábia Saudita (SAMA).

“Esta é provavelmente a primeira vez que testemunhamos a cooperação de autoridades monetárias de diferentes países sobre este tópico e esperamos que essa conquista fomente uma colaboração semelhante em nossa região”, disse Mubarak Rashed Al Mansouri, presidente do Banco Central dos EAU.

Ainda segundo a publicação, o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos disse: “Nós, juntamente com a SAMA pretendemos desenvolver uma prova de conceito envolvendo uma criptomoeda própria utilizando DLT. O design concentra-se principalmente na transferência de propriedade de um ativo do banco central (criptomoeda) entre os participantes”, destaca o jornal.

Al Mansouri também disse que os recentes desenvolvimentos no campo de fintech apresentam desafios e oportunidades únicas para a indústria e que a chave é tanto para os participantes do mercado quanto para os reguladores entenderem melhor os riscos envolvidos e as melhores maneiras de monitorar e mitigá-los.

“PLATAFORMAS DE FINANCIAMENTO COLETIVAS E BASEADAS EM BLOCKCHAIN SÃO UM EXEMPLO. PLATAFORMAS DE FINANCIAMENTO COLETIVO, POR EXEMPLO, GANHARAM AMPLA ATENÇÃO E CRESCIMENTO NOS ÚLTIMOS ANOS. NO BANCO CENTRAL DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, COMEÇAMOS A DESENVOLVER REGULAMENTOS A ESSE RESPEITO EM 2016, AFIM DE SALVAGUARDAR O SISTEMA FINANCEIRO E PROTEGER OS CONSUMIDORES, ESTE PROJETO ESTÁ EM UM ESTÁGIO FINAL”, FINALIZOU.

Por Cassio Gusson

Fonte: https://www.criptomoedasfacil.com/emirados-arabes-unidos-e-arabia-saudita-criam-criptomoeda-para-transacoes-entre-as-nacoes/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
1B25AFB4-7BDA-44E8-BA6D-808BC552DEA8

Evento voltado para tecnologia e direito reúne especialistas em São Paulo, entre eles o advogado Ticiano Gadêlha

Por Penews Na próxima terça-feira (29) acontece em São Paulo o AB2L Lawtech Experience, um evento voltado para
edit-ab2l-daniel-marques-2

AB2L LawTech Experience aborda a nova realidade exponencial do Direito

Evento debaterá temas como Futuro dos Tribunais, Inteligência Artificial, Jurimetria, Gestão de Contratos, ESG, LGPD, Gestão Jurídica 4.0, Web3, Blockchain, NFTs, Smart Contracts, Metaverso, Metalaw, Alternative Legal Services Providers, Legal Operations e Marketing Jurídico
carreira-trabalho-escritorio

5 tendências que definirão o futuro do trabalho

O Forbes Future of Work Summit mostrou que as mudanças no mundo profissional tendem a se acelerar
people-holding-the-earth-in-their-hands

O que é o ESG e por que você precisa se preocupar com isso

As buscas pelo termo ESG cresceram 150% no último ano, segundo um levantamento do Google Trends solicitado pela revista Valor. Esse assunto ganhou relevância por se tratar de questões ambientais, sociais e de governança corporativa num contexto em que todos buscam a sustentabilidade
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.