A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
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Quantas disciplinas você teve sobre empreendedorismo na faculdade? A maioria dos advogados não teve nenhuma! Por isso, muitos profissionais têm dificuldade de encarar o próprio escritório de advocacia como um negócio. Mas a verdade é que sem uma boa gestão, marketing e networking, dificilmente seu escritório vai prosperar.
Pensando nisso, o advogado Emiliano Landim resolveu unir suas duas paixões: o direito e o empreendedorismo. Produtor de conteúdo para a internet, agora ele também é parceiro da Aurum.
Se você acompanha o nosso blog, talvez já tenha visto o webinar que o Emiliano fez com a gente. Mas agora ele vai escrever quinzenalmente para o nosso blog, compartilhando dicas para quem quer se tornar um advogado empreendedor de sucesso! Dá uma olhada na entrevista que fizemos com ele:
Emiliano: Ao sair do curso de Direito, minha meta era passar, primeiramente, no exame da OAB (2008), sem, contudo saber ao certo os caminhos a serem seguidos (carreira pública ou privada). Resolvi seguir sempre os conselhos dos meus pais: estude, pois o conhecimento ninguém lhe retira. Foi então, em continuação e dedicação aos meus estudos, que me surgiu a oportunidade para retornar ao Escritório de Advocacia Pereira Viana Advogados Associados, local onde exerci meu penúltimo estágio. Ali, no ano de 2010, que dei início à minha jornada de um advogado empreendedor.
Emiliano: Ser proativo, eficiente e competente tecnicamente, exercer a advocacia com profissionalismo, ser apaixonado por solucionar problemas jurídicos, amar ter clientes (sem eles o advogado não sobrevive), ser, sempre, um advogado com mentalidade de crescimento – afinal, a advocacia é e sempre será um desafio de sentimentos. Celebre vitórias, resultados positivos, mas não perca muito tempo se vangloriando.
Emiliano: O advogado que não desenvolve o marketing jurídico, seja um advogado autônomo ou que trabalha num escritório de advocacia, deixa de dar escala aos seus serviços jurídicos. O que eu quero dizer com isso: é deixar com que os resultados entregues pelos advogados fiquem restritos a um grupo de pessoas. É preciso entender que um escritório de advocacia é uma empresa e toda empresa foi feita para gerar lucro e não prejuízo. Então, divulgue os seus resultados (respeitando o código de ética da OAB) para o mercado jurídico, caso contrário o advogado não irá muito longe. Marketing jurídico é vida para qualquer advogado e/ou escritório de advocacia.
Emiliano: Comecei a compartilhar os meus vídeos e textos no final de 2015. A ideia surgiu de um problema que todos os estudantes enfrentam nas faculdades de Direito, qual seja: ausência de disciplinas que ensinem o advogado a advogar (como fazer um excelente networking, como conquistar clientes, gestão legal para escritórios, marketing digital para advogados, negociação, dentre outras).
Emiliano: Colaboração, aprendizado mútuo e constante e atualidades do mercado jurídico.
Emiliano: A advocacia não combina com o médio, pois o médio é mediano e o mediano é medíocre. Então, dê vida aos seus sonhos, mude seus hábitos, agarre o desconhecido, abrace aquela causa, atenda aquele cliente, estude aquela nova matéria, seja referência, não tenha medo, vá em frente.
Você precisará trabalhar muito para tomar as mais acertadas decisões e, diga-se, nem sempre serão as melhores e mais acertadas decisões. É resolver assuntos dos mais variados, com incertezas invariáveis, mas permanecer tranquilo: o seu interesse em fazer acontecer trará resultados positivos e extraordinários. Por isso, convido a todos os advogados se tornarem exímios empreendedores. Advogue com brilho e amor que os seus honorários virão.
Por Aurum
Fonte: https://www.aurum.com.br/blog/jose-emiliano-landim-dicas-para-quem-quer-empreender/#otua
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