Pesquisar
Close this search box.

Emiliano Landim dá dicas para o advogado empreendedor

Publicado em
emiliano

Quantas disciplinas você teve sobre empreendedorismo na faculdade? A maioria dos advogados não teve nenhuma! Por isso, muitos profissionais têm dificuldade de encarar o próprio escritório de advocacia como um negócio. Mas a verdade é que sem uma boa gestão, marketing e networking, dificilmente seu escritório vai prosperar.

Pensando nisso, o advogado Emiliano Landim resolveu unir suas duas paixões: o direito e o empreendedorismo. Produtor de conteúdo para a internet, agora ele também é parceiro da Aurum.

Se você acompanha o nosso blog, talvez já tenha visto o webinar que o Emiliano fez com a gente. Mas agora ele vai escrever quinzenalmente para o nosso blog, compartilhando dicas para quem quer se tornar um advogado empreendedor de sucesso! Dá uma olhada na entrevista que fizemos com ele:

Você já saiu da faculdade sabendo que era um advogado empreendedor ou isso foi algo que você desenvolveu ao longo do tempo? Como foi esse processo?

Emiliano: Ao sair do curso de Direito, minha meta era passar, primeiramente, no exame da OAB (2008), sem, contudo saber ao certo os caminhos a serem seguidos (carreira pública ou privada). Resolvi seguir sempre os conselhos dos meus pais: estude, pois o conhecimento ninguém lhe retira. Foi então, em continuação e dedicação aos meus estudos, que me surgiu a oportunidade para retornar ao Escritório de Advocacia Pereira Viana Advogados Associados, local onde exerci meu penúltimo estágio. Ali, no ano de 2010, que dei início à minha jornada de um advogado empreendedor.

Quais comportamentos você acha essenciais em um advogado empreendedor?

Emiliano: Ser proativo, eficiente e competente tecnicamente, exercer a advocacia com profissionalismo, ser apaixonado por solucionar problemas jurídicos, amar ter clientes (sem eles o advogado não sobrevive), ser, sempre, um advogado com mentalidade de crescimento – afinal, a advocacia é e sempre será um desafio de sentimentos. Celebre vitórias, resultados positivos, mas não perca muito tempo se vangloriando.

Qual a importância do marketing jurídico para o advogado autônomo e para o escritório?

Emiliano: O advogado que não desenvolve o marketing jurídico, seja um advogado autônomo ou que trabalha num escritório de advocacia, deixa de dar escala aos seus serviços jurídicos. O que eu quero dizer com isso: é deixar com que os resultados entregues pelos advogados fiquem restritos a um grupo de pessoas. É preciso entender que um escritório de advocacia é uma empresa e toda empresa foi feita para gerar lucro e não prejuízo. Então, divulgue os seus resultados (respeitando o código de ética da OAB) para o mercado jurídico, caso contrário o advogado não irá muito longe. Marketing jurídico é vida para qualquer advogado e/ou escritório de advocacia.

Quando você começou a compartilhar conteúdo na internet? De onde veio a ideia?

Emiliano: Comecei a compartilhar os meus vídeos e textos no final de 2015. A ideia surgiu de um problema que todos os estudantes enfrentam nas faculdades de Direito, qual seja: ausência de disciplinas que ensinem o advogado a advogar (como fazer um excelente networking, como conquistar clientes, gestão legal para escritórios, marketing digital para advogados, negociação, dentre outras).

O que os leitores do blog da Aurum podem esperar da nossa parceria?

Emiliano: Colaboração, aprendizado mútuo e constante e atualidades do mercado jurídico.

Que conselhos você dá para os advogados em início de carreira?

Emiliano: A advocacia não combina com o médio, pois o médio é mediano e o mediano é medíocre. Então, dê vida aos seus sonhos, mude seus hábitos, agarre o desconhecido, abrace aquela causa, atenda aquele cliente, estude aquela nova matéria, seja referência, não tenha medo, vá em frente.

Você precisará trabalhar muito para tomar as mais acertadas decisões e, diga-se, nem sempre serão as melhores e mais acertadas decisões. É resolver assuntos dos mais variados, com incertezas invariáveis, mas permanecer tranquilo: o seu interesse em fazer acontecer trará resultados positivos e extraordinários. Por isso, convido a todos os advogados se tornarem exímios empreendedores. Advogue com brilho e amor que os seus honorários virão.

 

Por Aurum

Fonte: https://www.aurum.com.br/blog/jose-emiliano-landim-dicas-para-quem-quer-empreender/#otua

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Direito e tecnologia (the-lightwriter/Getty Images)
Tecnologia não vai acabar com os cartórios, mas pode transformá-los profundamente; entenda.
SITE
#37 12/24 Projeto “Bosque E-Xyon” promove reflorestamento em Rio Bonito A empresa de tecnologia jurídica e-Xyon, em parceria
4146-4-3-2
Nícolas Fabeni, CEO da StartLaw, explica como soluções jurídicas automatizadas e baseadas em IA permitem às PMEs acelerarem seus negócios de forma prática e acessível.
Sabrina Ferrari, vice-presidente do departamento Jurídico e de Assuntos Regulatórios da Hughes do Brasil
Intenção da empresa especializada em serviços de conectividade é assegurar assimilação de conceitos complexos de uma forma leve, simples e direta
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.