Pesquisar
Close this search box.

Criador da Satiko fala sobre como não banalizar o uso de avatares e NFTs

Heitor Miguel, da Biobots, empresa que deu origem à persona digital de Sabrina Sato, reforça a importância de dar proposito à tecnologia.
Publicado em
tech-avatares-satiko
A Biobots, criadora da Satiko, também está lançando uma coleção de NFTs do lutador José Aldo (Imagem: Reprodução)

Avatares, NFTs, metaverso. Os termos relacionados  à Web3 são cada vez mais populares. Os elementos que compõem mundos virtuais apresentam cases cada vez mais tangíveis. A criação da Satiko, por exemplo, um avatar que espelha a persona da apresentadora Sabrina Sato, ilustra essa nova dinâmica. A Biobots, empresa por trás da criação de Satiko, também está lançando, em parceria com o lutador brasileiro de MMA, José Aldo, uma coleção de NFTs.

Foram produzidos mais de 7 mil colecionáveis, com experiências atreladas, por meio de criptomoedas. Além disso, o projeto também contará com expansão para o metaverso, com um ginásio de luta exclusivo do atleta em terreno na plataforma Sandbox. Heitor Miguel, sócio e diretor de tecnologia da Biobots, explica que a popularização dos termos e o surgimento de novas iniciativas são positivas, mas é importante olhar NFTs, avatares e outras tecnologias de acordo com o valor que elas podem agregar às pessoas.

“O maior desafio na criação de uma iniciativa de NFT ou mesmo um avatar, é entender se o atleta ou marca possui uma comunidade forte para se engajar com a coleção e a tecnologia. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto, temos especialistas para pesquisar se o cliente tem os requerimentos para que seja um projeto de sucesso duradouro. Outro ponto também é a marca ou celebridade entender a tecnologia e saber que o projeto será uma ferramenta poderosa de gestão da sua comunidade, em contato com os fãs ou clientes. Isso significa que, após o lançamento, é preciso manter a administração e incluir novidades nesta coleção”, explica Heitor.

De acordo com o especialista, o cuidado em não banalizar a tecnologia está em “trazer diversas utilidades para a coleção de NFT. Hoje em dia, existem opções que são apenas colecionáveis, mas acredito que para manter o cliente engajado você precisa construir algo mais estruturado e com um pacote forte de experiências para a comunidade alvo da coleção. Hoje um bom projeto precisa de um time forte, artes diferenciadas e planejamento bem estruturado.”

Por fim, o criador da Satiko acredita que a potencialização da adoção da tecnologia em alguns segmentos ainda está só no começo, como é o caso do esporte. “Será quando times, arenas, patrocinadores e até mesmo outros atletas começarem a interagir com collabs, criando experiências digitais ou físicas interligadas com as coleções de NFTs já existentes. Quando as marcas descobrirem que isso é um canhão, vai ser cada vez mais explorado por elas e o sucesso será garantido.”

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.